ago
25
2013

A cultura popular de Paramirim perde um dos seus artistas

Tõezinho de Procópio e Chiquinho de Peixoto Tocando Gaita no Reisado

Paramirim se encontra em luto, a Cultura Popular se ver ferida com a partida inesperada de um dos seus artistas. Faleceu no início da manhã deste sábado, dia 24 de agosto de 2013, o senhor Antônio Brito Santos da Silva, mais conhecido por Tõezinho de Procópio. Um dos integrantes do Reisado de Peixoto, tocador de gaita, estava sempre presente nos eventos em nosso Município. Tinha setenta e seis anos. Deixa seis filhos e a esposa. O corpo foi velado na residência onde morava na Avenida Centenário. Às 16h00, deste domingo, o féretro seguiu para Igreja Matriz de Santo Antônio onde houve a Missa de Corpo Presente. Ao término, o cortejo seguiu para o cemitério Padre Benvindo; os amigos do Reisado de Peixoto fizeram uma singela homenagem, sobre o rugido forte do tambor, sobre as notas suaves da gaita, sobre o tic tac do triângulo o corpo desceu a sua última morada.

Em conversa com Chiquinho, filho de Peixoto, gaiteiro e cantador de reis, ele nos disse que a perda do amigo deixa o Reisado de Peixoto fragilizado. “Tocar a gaita como Tõezinho aqui na nossa região não há, e ele fazia a parte mais difícil, seria a segunda voz, só que com a gaita” – acrescenta Chiquinho.

Que Deus conceda-lhe um bom lugar no Céu. A gaita que parou de tocar no mundo dos vivos tocará em outra dimensão ao lado daqueles que por aqui passaram e animaram como ele. A Folia de Reis continua, a lembrança do tocador de gaita ficará por muito tempo nas mentes daqueles que o viram tocar e na História do nosso Município e na da Folia de Reis.

Assista ao vídeo do Reisado de Peixoto, é a Cultura de Paramirim:

Reisado de Peixoto

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



9 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • O céu mais alegre
    São João cheio de alegria
    Pois acabam de receber
    Tõezinho da Folia

    Folia de Reis
    Folia de confraternização
    Folia da harmonia
    Folia da tradição

    Vá em paz velho amigo
    Exemplo de fraternidade
    Diga ao Velho Procópio
    Que tudo aqui é saudade

  • Grande amigo. Uma atração a mais nos jogos de futebol. Ganha o plano superior mais uma estrela. Vá em paz, amigo.

  • Em todos os momentos festivos da nossa cidade lá estava Toezinho de Procopio, ele sempre esteve presente nas festas de natal. Nos momentos mais felizes do nosso glorioso futebol era ele o mais entusiasmado torcedor, nos momentos tristes também estava lá o nosso amigo Toezinho de Procópio, ele sempre estava perto dos amigos. Quando os ventos frios das noites de natal ou da triste seca ameaçavam lançar a tristeza e solidão neste turrão de terra, seu tocar da gaita sertaneja no canto das casas junto ao presépio acalentava os corações deste tão sofrido povo. Com o seu canto ao lado dos velhos amigos e companheiros de reisado, como Dizé, Sebastião, Pedro e família Fulora, Peixoto e tantos outros traziam a alegria para as casas junto a ao Deus Menino, o mesmo Deus que o acolhe em seus braços neste momento de partida e de chegada no novo mundo, se assim podemos chama-lo. Sua amizade era incondicional, seu jeito de falar, era suficiente para conduzir a felicidade. Na época dos velhos carnavais era o mesmo parte do Bloco a Borra, grande folião, Agora, a vida de um grande e espetacular artista chega ao fim, inicia-se o novo momento, o momento eterno. Cada momento em que o tocar de uma gaita emitir o som saudoso, estará o amigo presente. O ser imaginado ocupara para sempre o lugar do real. Esta ausência-presença se traduzirá em lembranças e sentimentos, talvez um lenitivo diante da certeza da perda!, Embora ausente, sentiremos tua presença. Em silêncio pronunciaremos o teu nome em todos os momentos de felicidades e principalmente quando o som da gaita reiseira for entoado nesta nossa cidade! E ainda que não nos vejamos mais, nossa amizade permanecerá e resistirá ao tempo e aos novos amigos que porventura surjam. O nosso povo festeiro e alegre não te esquecerá!

  • realmente,grande perda..grande amigo…infelismente a vida é assim………..

  • grande perda……..

  • vai fazer muita falta

  • Que essa Perda não venha abalar a nossa cultura popular. Minhas condolências aos familiares do meu grande amigo Tõe de Procópio.Qeu Deus o ampare.
    Hermes Magalhães

  • Uma grande perda para Paramirim. Seu grito nas partidas de futebol nos levava à vitória, a gaita continuará emitindo sons, todavia, sem o seu belo talento. Que Deus o abençoe e seu nome eternamente gravado nos anais de nossa Terra. Nossos sentimentos à família enlutada.

  • Foi muito triste saber da morte de Toezinho de Procopio. Envio meus sentimentos a sua familia.