out
7
2014

Adolescentes na corda bamba

Ser adolescente é possuir o ímpeto de achar que tudo e todos dobram a seu gosto. Uma fase de fantasia, cheia de nuances que nos lembram os contos de fadas, mas muito perigosa por enganar com as suas ilusões.

No mundo de hoje, algo nunca vivido por nenhuma geração, repleto de aparelhos tecnológicos capazes de ludibriar as mentes em processo de evolução, aparece para a geração dos adolescentes atuais como um obstáculo a ser enfrentado e ser vencido. Não é fácil para um ser que deixa de ser criança, deixa o mundo dos sonhos e entra de vez em uma nova etapa; na mente em formação há uma mistura de delírio com o passado e as possibilidades do presente. Para os adolescentes não existe futuro, apenas o viver intensamente o agora, é aí que mora o perigo.

Jovens cada vez mais cedo são incentivados a entrar no mundo cruel dos adultos. Aos dez os pais já ensinam a pilotar moto, aos doze a dirigir carro, aos quinze já nem precisam ensinar mais, eles mesmos já aprendem sozinhos. Neste mundo das facilidades, aqueles que se consideram fortes, mas que não passam de inocentes, deixam-se levar pelo modismo e entram de corpo e alma nas loucuras sociais. Primeiro aparece o álcool, logo os anabolizantes para satisfazer o narcisismo, o sexo fácil, a prostituição, as drogas, a adrenalina…

Quantos jovens morrem vitimados por acidentes os mais diversos? Quantas famílias encontram-se mutiladas pela perda inesperada e rápida de um dos seus integrantes? De quem será a culpa? Da sociedade? Da família? De quem? Cada um com sua parte no bolo. Reflita na educação que você ora oferece a seus filhos. É certo sempre dizer sim? Os adolescentes carecem de um pastor que os guiem. Se os pais não fazem esse papel, as ruas farão a seu modo.

Vencer a adolescência talvez seja a pior parte do rio que cada um precisa vencer. Nessa etapa os obstáculos são maiores, a experiência do viajante, menor. Quem já foi adolescente sabe que nessa ponte o ser acredita que pode tudo. Vivem intensamente, querem mostrar para a sociedade que tudo está errado, que eles têm o remédio para curar o mundo.

Quando um pinto rompe a casca do ovo e se depara com a imensidão do mundo, ele fica extasiado, a galinha mãe atenta aos perigos o acolhe debaixo das asas e começa a ensiná-lo como agir; o pinto quando nasce desavisado corre encantado e feliz a glorificar sua vida, desatento é devorado por um gato velho. Sem educação e rédea o adolescente vira presa débil nas mãos do homens velhos. Quem cuida evita lágrimas futuras.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site