ago
28
2015

Amanhã, sábado, tem Dia D de vacinação contra a poliomielite

poliomielite

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

28.08.2015

Amanhã, sábado, tem Dia D de vacinação contra a poliomielite

Neste sábado (29) acontecerá mais um Dia D de Vacinação contra a Pólio na Bahia.  A decisão foi tomada em função da baixa procura pela vacina nos postos de vacinação no estado. Para se ter uma ideia, a campanha nacional começou no dia 16 e prosseguirá até o dia 31, coordenada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), conseguiu imunizar até hoje pouco mais de 50% da população alvo, que é formada por crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Na Bahia, devem ser imunizadas contra a doença 955.471 crianças. Dessas, já tomaram a vacina 480.623. De acordo com a Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde, este ano, o Ministério da Saúde determinou que 95% da população alvo, ou seja, no mínimo 907.698 crianças, devem ser imunizadas contra a doença no estado.

Em Salvador serão 350 pontos de vacinação que ficarão instalados em locais estratégicos e de fácil acesso à população, tais como supermercados, shoppings, escolas, creches, escolas, associações, igrejas, terminais rodoviários e estações de transbordo. Além disso, também a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) instalará pontos de vacinação no Elevador Lacerda e na Biblioteca Central nos Barris. O funcionamento será das 8 às 17h.

Nos centros e postos municipais estarão disponíveis todas as vacinas que fazem parte do calendário nacional de vacinação da criança. A Sesab espera que os pais ou responsáveis não deixem de levar seus filhos para vacinarem contra a pólio e atualizarem o calendário vacinal. Além disso, A SMS também estará administrando doses de Vitamina A para os menores de cinco anos.

Esta é a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º ano sem casos da doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. De acordo com o Ministério da Saúde, até que aconteça a certificação mundial de erradicação desse agente infeccioso, todas as ações devem ser mantidas, portanto é muito importante a continuidade desse trabalho que visa evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site