set
4
2013

Casarão da antiga Água Quente

A história de um povo se sustenta sobre a sua cultura, a sua língua, os seus dotes culinários, as suas descobertas, entre tantas outras, não podemos nos esquecer da arquitetura. Um dos últimos casarões coloniais que ainda se sustenta em pé no município de Érico Cardoso, outrora Água Quente, carinhosamente denominado por Casa de Dona Fifi, é uma marca do lugar e um atributo que nos remete ao passado. Por esse casarão muito se discutiu. Se as suas paredes pudessem falar, se seus objetos tivessem bocas, quantos livros não seriam escritos? Só damos conta que o tempo passou quando estamos adiantados na caminhada. Olhar para suas janelas, suas mesas, cadeiras, quadros nos faz ver que por ali viveu uma geração, com seus desejos, suas lutas, seus vícios, seus ideais, mas que o tempo desgastou como faz com o ferro o enferrujando e o deixando fraco até o desaparecer por completo. Um casarão que merece ser preservado para o bem da nossa querida e brilhante História.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



3 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • Se as paredes falassem e os objetos tivessem boca……………..
    A descrição desta casa é um retrato falado.
    Senti saudades!!!

  • Vcs tambem conheceram uma mulher que morou em frente a praça chamada D.Lua gostaria muito saber noticias das suas filhas.

    • Dona Lua ainda mora na mesma praça e na mesma casa, ao lado do seu esposo Sr Menininho hoje com 102 anos, ainda lúcido. Ela também lúcida e forte. Suas filhas 2 estão em SP ( Beta e Tó ), uma está morando com os pais ( Sú ), uma outra já faleceu ( Nem ). Os homens, Mário está em SP, Deca em Camaçari-Ba e Agnaldo em Paramirim- Ba.