set
17
2014

Délio Martins falando de uma pessoa de Água Quente

Falar das pessoas que conosco dividem o palmilhar no labirinto da vida é justo, além de ser, entendo eu, um elogio ao Criador que nos proporciona essa convivência. Falar bem ou mal, fica restrito ao sublevado critério conceitual de que dispomos, se calúnia a mão do Criador, emudece a voz, se verdade o agraciamento se faz com mais doses de sabedoria.

Temos por hábito ou, talvez por massagem egocêntrica, palavrear sobre vultos bem sucedidos na trajetória da vida, especialmente se conosco dividem alguns genes hereditários. Nada contra.

Entretanto, entendo, que conosco também transitam neste vasto labirinto, pessoas “anônimas” mas, de extrema valia para as nossas vidas, cuja história cobra de nós reverenciá-las, elogiá-las e enaltecê-las.

Certo dia, andando pelas ruas da minha querida Água Quente, deparei-me com minha estimada “DOMINGA”. Uma dessas pessoas “anônimas” que tantos serviços têm prestado à coletividade.

Quando há mais de quatro décadas Água Quente não possuía água canalizada, as residências eram abastecidas com “latas d’água” transportadas nas cabeças de mulheres que como Dominga se colocava ao cumprimento dessa nobre tarefa, diuturnamente, às vezes para ganhar muito pouco, mas que lhes serviam de sustento. As roupas eram lavadas no rio, sob o sol escaldante, lá estava Dominga, juntamente com Rosa, Maria de Zeca Almeida, Anália e tantas outras para proporcionar-nos a prazerosa limpeza. Assim, Dominga trilhou sua vida até aposentar-se, trabalhando, respeitando a todos, numa salutar convivência com os seus conterrâneos, sem nunca enveredar-se pelos descaminhos do ilícito. Vive de forma humilde, alegre e feliz ao seu modo, cumprimentando alegremente a todos. Com mais de 80 anos de idade, continua forte, com algumas dores reumáticas e ainda toma a sua cachacinha nos dias de feira (segunda-feira), sem, contudo deslizar da sua nobre e honrada conduta.

Parabéns Dominga, minha valorosa conterrânea, por tudo aquilo que de uma forma ou de outra os seus benefícios chegaram até a mim. Que o ETERNO lhe recompense e lhe abençoe.

Fonte das Fotos e do Texto: Página do Facebook de Délio Martins.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



1 Comentário Padrão+ Adicionar Comentário

  • Parabéns caro Délio ! Voce faz parte de uma minoria de filhos ausentes e até presentes de nossa terrinha que realmente valoriza nossa história. Foram as Domingas, as Análias, as Anas de Lindo e tantas outras que fizeram parte de nossas vidas. Contribuiram e muito para que tantos filhos dessa terra pudessem ser o que hoje são. É uma pena que não recebam os valores devido pela grande parte de nossa sociedade,sendo inclusive em muita vezes discriminadas . Sinceramente, não sabia dessa grande virtude sua, talvez pela distancia e pelo pouco tempo de convivencia entre nós. Incluo nessa pequena lista meu irmão Nilton que sempre preocupou em dar carinho e assistencia a essas familias. Passei a te admirar depois que conheci esse seu amor pela nossa ÁGua Quente e pelas pessoas que, repito, sem reconhecimento, fizeram nossa história mais rica. PARABÉNS MEU CARO ! Abços.