ago
23
2013

Dia do Folclore

FolcloreUm dia muito especial para o nosso País é o dia 22 de agosto, nesta data comemora-se o Dia do Folclore. Como temos uma variedade imensa de atributos que nos remetem as tradições faz do nosso folclore um dos mais exuberantes e criativos do globo terrestre. O imaginário das crianças ferve com as lendas, as músicas e os personagens que encarnam particularidades da nossa história. Criança que é criança conhece o Saci-Pererê, a Mula Sem Cabeça, o Curupira, o Bicho-papão…

Nosso Município é rico em folclore. Temos o Reisado, destaque nos dias atuais para o de Peixoto e o da comunidade do Grama; temos a gastronomia, destaque para o doce de umbu, a rapadura, a aguardente; temos as danças, destaque para as quadrilhas juninas. A cultura do nosso povo cresce e muda constantemente, nessa borbulha o ser humano traça e escreve seu tempo, a sua geração.

Na manhã desta sexta-feira, dia 23 de agosto de 2013, o Movimento Cultural Tim Tim Capoeira fez duas apresentações, uma no CAPS e a outra na Escola João Durval. Levou uma mensagem positiva do nosso Folclore e mostrou que a Capoeira faz parte desse nicho de sonhos e imaginação que envolve as crianças e os jovens.

O que é o Folclore (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore_brasileiro):

O folclore brasileiro, segundo o Capítulo I da Carta do Folclore Brasileiro, é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura do Brasil. Embora tenha raízes imemoriais, seu estudo sistemático iniciou somente em meados do século XIX, e levou mais de cem anos para se consolidar no país. A partir da década de 1970 o folclorismo nacional definitivamente se institucionalizou e recebeu conformação conceitual.

Sendo composto por contribuições as mais variadas – com destaque para a portuguesa, a negra e a indígena – o folclore do Brasil é extremamente rico e diversificado, sendo hoje objeto de inúmeros estudos e recebendo larga divulgação interna e internacional, constituindo além disso elemento importante da própria economia do Brasil, pela geração de empregos, pela produção e comércio de bens associados e pelo turismo cultural que dinamiza.

Fotos: Facebook de Tim Tim.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site