mar
22
2013

Falando no dia Mundial da Água, Por onde anda a tão falada seca?

Barragem Zabumbão no dia 17/03/2013

Há muitos boatos, muito disse me disse; a preocupação, no entanto, das pessoas cresce à medida que as boas chuvas insistem em não vir. As agruras da estiagem não são iguais para todos, enquanto alguns proprietários das margens do leito do Rio Paramirim se vangloriam com a abundância de água, os que se encontram na parte denominada por seca, sofrem e temem pelos meses que virão. Municípios da região estão em estado bem mais graves que o nosso; Livramento, por exemplo, se ver em uma situação lastimável, com a economia dependente das culturas sente o peso do desemprego e da fuga dos recursos. Voltando a nossa querida terra, primeiro paramos no Balneário, a água desce dia e noite sem parar, nos últimos meses diminuíram a vazão. Já é corriqueira nas conversas de ruas a indagação do por que a água continua a jorrar, pois sabemos que não existem previsões de chuvas em abundância para os próximos meses. Subimos a serra e do alto pudemos observar o quanto a Barragem perdeu de seu volume. Do alto também notamos o desperdício de água, proprietários usam o arcaico método da irrigação por inundação, pasto parece cena do pantanal. As reuniões realizadas com o único objetivo da preservação e do uso sustentável das águas da Barragem poucos frutos alcançaram até este exato momento, os velhos problemas continuam. Se as chuvas não vierem, a Barragem Zabumbão será o único reservatório com água na região ao entorno de Paramirim. A água que hoje está sendo desperdiçada poderá ser a salvação de muitos em breve, mas se continuar com o desperdício, aí é deixar nas mãos iluminadas de Deus.

Dia 22 de março é o dia Mundial da Água.

Barragem Zabumbão no dia 17/03/2013

Barragem Zabumbão no dia 17/03/2013

Irrigação por Inundação

Irrigação por Inundação

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



3 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • Vc. falou em proprietários, eles criaram, construiram ou compraram o Rio Paramirim?
    O gestor público federal da baragem está sendo cobrado? A população precisa sair da inércia e cuidar dos seu patrimônio. Comecem por criar um comitê popular de defesa do rio e da barragem. Deixem de moleza, senão quando tudo for destruido, babau!

  • o dia da agua e improtante

  • O que falta para as Autoridades responsáveis ou irresponsáveis pela barragem tomar um atitude em relação a vazão de água da barragem? Vão esperar secar ou será que não vai faltar água para eles? Já que todos sabemos que as previsos é de poucas chuva para os próximos meses.