nov
10
2013

Falta de manejo adequado pode ter causado a morte de muitos maracujazeiros em Paramirim

Um bom número de proprietários de terras de Paramirim vem apostando forte na cultura do maracujá. Uma espécie que cresce e produz bem na nossa região. Mas nos últimos dias alguns produtores viram suas plantações perderem muitas plantas, desta forma afetou em cheio a produção e a rentabilidade do negócio.

Visitamos algumas propriedades e conversamos com pessoas ligadas ao cultivo. Eles nos relataram que não tinham um técnico da área para auxiliar, que não fizeram análise de solo e que usavam fertilizante sem conhecer a necessidade real da terra.

Pesquisando na Internet encontramos duas fontes explicando o manejo com a cultura do maracujá. Estamos postando nesta página os links para que possa auxiliar algum interessado que queira cultivar essa variedade de fruto.

Com a grande perda que tiveram, os produtores entraram em um acordo e trouxeram um técnico de Brumado. O mesmo esteve em nossa cidade na semana passada e visitou algumas propriedades. Nas poucas abordagens que fez relatou muitas falhas e mostrou a forma correta de manejo. Este técnico irá assistir de agora em diante os produtores da nossa cidade.

Nos dias atuais investir em tecnologia e conhecimento é a chave para colher doces frutos. As pessoas que ignorarem esses dois pontos, certamente, terão muitos prejuízos.

A Secretaria de Agricultura do nosso Município precisa olhar com bons olhos para os produtores que vem investindo pesado na cultura do maracujá. Nossa cidade poderá em um futuro próximo ser uma grande produtora desse fruto, desta forma gerando emprego e renda para o nosso povo.

Link: Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária – http://www.seagri.ba.gov.br/Maracuja.htm

Link: Recomendação de Adubação para o Maracujazeiro – http://www.cnpmf.embrapa.br/publicacoes/comunicados/comunicado_107.pdf

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



1 Comentário Padrão+ Adicionar Comentário

  • ADOROO ! musses eh sucos do maracuja do mato . se misturam tmbm .