abr
12
2015

Faltam-nos consciência

Acostumamos em ser desleixados. Se comemos uma bala, o papel soltamos pelas ruas. Se pegamos um picolé, o saquinho deixamos em um canto. Se bebemos uma garrafa de água mineral, o recipiente vai ficando em qualquer lugar. Somos assim. Mal-educados nós? Um pouco. Somos, sim, um povo que não gosta de raciocinar. O lixo que deixamos pelas ruas e terrenos baldios produzirá efeitos nocivos a nós mesmo. Os materiais jogado pelas vias entupirão as calhas do esgotamento levando a água a transbordar pelas residências. O Mosquito da Dengue se alastra, a culpa é nossa. Faltam-nos consciência, faltam-nos atitudes para enfrentarmos o problema.

No feriado da Sexta-feira Santa, subimos a Serra do Cruzeiro em Érico Cardoso. Fomos uns dos últimos a descer, este ano o público foi menor que nos anos anteriores; nesse retorno presenciamos muito lixo deixando no local e pelo caminho. Em certa parte, a um amontoado de materiais plásticos de anos anteriores. Esse fato é corriqueiro, em todas as serras que houve Via-sacra na região o cenário se repete. A falta de informação, a falta de educação ambiental nas escolas, a falta da família como meio propulsor de mudanças, faz com que nossa sociedade tenha em sua quase totalidades indivíduos aéreos aos atos praticados.

Sonhamos em dias melhores, mas sequer refletimos sobre nossos atos. Se quer salvar o mundo, primeiro tente mudar suas más inclinações, feito isso, a metade do problema estará resolvido. A Natureza carece respeito.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



1 Comentário Padrão+ Adicionar Comentário

  • Esse artigo reflete a realidade e necessita ter um desdobramento constante. Eu me disponho a participar na divulgação da íntegra do seu conteúdo, sob forma de panfletos, para distribuição em todas as residências de Paramirim e Erico Cardoso. Mais alguém que queira participar dessa inciativa?