abr
23
2014

Feira de Água Quente no passado já distante

Uma foto que nos remete ao passado da nossa saudosa Água Quente. Em que ano foi tirada esta fotografia? Qual o dia? Por quem? Apenas o relato já nos basta pela importância do registro. As pessoas no corre, corre do dia, da feira livre. Uns de chapéus de palhas, outros, de couro. Poucas barracas e algumas bruacas. A conversa flui, os sonhos são alimentados pela força da vontade, o mundo anda, desliza. Agora estamos aqui, um novo amanhecer, situações inimagináveis para aquela época. Muitos deles passaram como os anos, tantos sequer são lembrados pela história. Ficamos a pensar: “Daqui a vinte, cinquenta anos, como será?”.

Agradecemos ao senhor Normando Viana Cardoso por nos ter passado esta fotografia.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



2 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • Normando,

    Inicialmente agradeço-lhe pelos comentários. Sei que você é um apaixonado por Água Quente, sua história comprova, isto faz parte das suas inúmeras virtudes. Obrigado também, por nos proporcionar esta bela volta ao passado com esta fotografia. Como bem disse são irreversibilidades memoriais. Que maravilha! As nítidas lojas de Vavá e Wilson, Sr. Ademário, Sr. Otávio, Frazinho, o antigo “barracão” de saudosas festas! o antigo curral de Sr Juvêncio. A barraca de “Maria de Domingo”, se lembra Normando? café quentinho coado na hora, água fervida em “chocolateira” no fogo ao lada da barraca, saborosos bolos de milho e brevidade, assados em formas de lata de sardinha… não dá para resistir as lágrimas!!! Barraca de “Sá Toninha” biscoitos denominados de “esparmado de gafo”; Barraca de “Zé de Gorônimo”, Barraca de Maria de Zé de Júlio … É possível identificar o ano em que foi fotografado. Vejamos: O caminhão ao lado é um chevrolet de fabricação 1963, de cor azul e branca. Este caminhão era dos irmãos Luiz Vieira, Genésio e Urbino da Abadia. Lembro-me muito dele, foi adquirido no ano de 1965 em mãos de Sr. Didi Lopes de Caetité. Foi meu pai quem intermediou a negociação naquela época.
    Que tamanha saudade.
    Normando, quando você disponibilizar relíquias como esta, avise-nos com antecedência, pois o coração pode não aguentar……
    Quando me aposentar vou retornar para os “Verdes Campos da Minha Terra”

  • O garoto na foto, junto da mancha branca é Beto de Seu Didi, hoje empresário de destaque em Guanambi/Ba.