nov
4
2019

Festa de Santo Reis na Residência de Dona Maria na Bahia em Vídeo

Assista ao Vídeo:

Chegamos para participar da tradicional festa de Santo Reis na comunidade de Várzea Redonda, em Paramirim, Bahia. Vamos cantar reis, como se diz aqui em nossa região. De casa em casa a levar muita diversão e alegria. A residência é da senhora Maria Marques Silva. Ao adentrar deparamos na sala com um enorme presépio, montado com todo carinho e dedicação pela dona da casa. Uma tradição que ela carrega desde os tempos de infância. Monta-se o presépio para esperar o Reisado, a folia de reis, ou Santo Reis vir fazer a sua visita. O Reisado pode tardar um pouco, pode demorar, pois são várias residência no decorrer da noite para visitar, mas não falha. Quando chega, primeiro o canto de entrada, depois o canto ao pé do presépio, tem a despedida e por fim o pagode animado. Isso tudo ao sabor de bebidas e petiscos oferecidos pela dona da casa.

A origem da Folia de reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola, que provavelmente foi trazida para o Brasil no século XIX.

A Folia de reis é celebrada na religião católica com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus no momento do Seu nascimento.

A celebração dura do dia 01 até o dia 06 de janeiro, data na qual os Reis Magos chegaram a Belém. Neste dia encerram-se as comemorações natalinas, é desmontado o presépio, retirada a árvore de natal e os enfeites. Só retornando a remontar no mês de dezembro.

Essa é a nossa cultura popular, ainda viva e pulsante nos corações dos sertanejos. Venha conhecer tudo isso e nos prestigiar.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site