jul
22
2013

História do Primeiro Caminhão da Região de Paramirim

Primeiro Caminhão da Região de Paramirim

O primeiro caminhão a rodar pelas terras da nossa região (engloba Macaúbas, Livramento e as demais cidades vizinhas), foi um Chevrolet Cara Branca, comprado por Ademário Cardoso do município de Água Quente, hoje Érico Cardoso. Ademário tinha uma visão futurística, via o progresso como algo inevitável para a sociedade, desta forma se desfez de uma propriedade, vendeu a Fazenda Tabua e com os recursos comprou aquele que seria o primeiro caminhão a perambular por nossas estradas. Com o dinheiro em mãos ele se dirigiu a Salvador, quando lá chegou não encontrou nenhum caminhão à venda, naquele tempo tinha que encomendar, pois era produto importado dos Estados Unidos. O senhor que o atendeu lhe informou que havia um caminhão em Cachoeira de São Felix, alguém tinha encomendado, mas não provinha de numerários para pagar. Ademário não pensou duas vezes, para lá se encaminhou. O primeiro caminhão foi comprado por mais ou menos sessenta e oito contos de réis. Na chegada dele a Água Quente, a população local ficou na entrada da cidade esperando para ver a moderna novidade.

Naquele tempo não existiam estradas, o que havia eram carreiros (estreitas estradas) para carros de bois. O caminhão além do chofer tinha mais dois ajudantes, para fazer alguns reparos, ou trocar o pneu quando furado. Sobre a carroceria era obrigado a levar dois tambores de combustível. O motorista teve uma época que foi Raul e em outra oportunidade Eorico Dentão, os ajudantes Olídio e Buinho, um deles em certo momento saiu e em seu lugar entrou Zé Cardoso. Motorista naqueles tempos tinha muito prestígio, andava bem trajado e por onde passava era cumprimentado como celebridade. Fazia viagem a São Paulo para buscar e levar pessoas e a Salvador para trazer mercadorias.

No para-choque tinha escrito a seguinte frase: “Nervo de Aço”. Na hora da lavagem do caminhão a cidade toda se achegava para ajudar, poucos minutos e ele estava limpinho. Não possuía ignição, na frente encontrava-se a manica. Quando se preparava para ir a Bom Jesus da Lapa pela primeira vez, em poucos minutos a lotação foi preenchida, não sobrou para aqueles todos que queriam ir. A buzina tinha vários sons, quando Raul se aproximava da entrada da Sede ele a apertava forte, o povo saia às portas para prestigiar e sonhar com a novidade, todos desejavam passear no caminhão.

Esse caminhão passado certo tempo foi vendido a Érico Cardoso.

A Placa do Caminhão era de Brumado – Bahia Número: 1.84.71.

Na foto temos: o da esquerda provavelmente seja Buinho, o da direita é Olídio e o do centro provavelmente seja Carlos Cardoso (filho de Ademário).

Enquanto Dormário Viana Cardoso (filho de Ademário Cardoso) nos narrava a história que postamos acima, o amigo e visitante assíduo do nosso Site, o Capoeirista Tim Tim, chegou e ficou a nos escutar, em certo momento ele ouviu o nome do avô dele, então nos disse que tinha a foto do primeiro caminhão, o mesmo que mencionamos no texto e que ilustra esta página. Na vida há suas coincidências, já fazia mais de mês que estávamos procurando uma oportunidade para escrever esse texto, mas sempre adiávamos, se não o fizemos antes foi por vontade de Deus, Ele sabe o momento certo de tudo.  Agradecemos a Dormário e a Tim Tim por colaborar com a História da nossa região. Coincidência ou não, o certo é que uniu a história com a foto.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



2 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • Agora bateu fundo!!!
    Me lembro do Nervo de aço

  • gostaria de saber em que data foi comprado esse caminhão,é uma historia muito legal, não estou ai mais tambem sou aguaquentençe. um abraço a todos (AR)