ago
4
2015

Homenagem de Antônio Gilvandro a Carmiranda Celestina de Aguiar

Mestra Amiga

Partiu , nesta semana, para o céu, a nossa amiga Carmiranda Celestina de Aguiar. Professora, apóstola, missionária, assistente social, enfermeira, mãe, tudo isto é a série de qualidades que compunha a vida dessa extraordinária mulher. Nascida na comunidade de Barra de Água Quente, ainda, na sua juventude, mudou-se, com seus tios e única irmã, para o povoado do Cipó de Paramirim. Foi aí que ela exerceu suas múltiplas e humanísticas funções. Tendo apenas o curso primário incompleto, mesmo assim reunia em si todas as vocações aqui apontadas. De primeiro, começou a transformar a face daquele novo Povoado, até então árido e inóspito, fazendo-o um Cipó verdejante e florido. Suas ações benfazejas encantavam-nos! Era mestra porque ensinava a todos, pela palavra e pelo testemunho, “formando a consciência do povo”, como preconizava o ilustre pedagogo Paulo Freire. Era apóstola porque procurou o tempo todo viver o amor, em toda sua amplitude. Era missionária porque, incansavelmente, apontava Jesus como a única e eficaz solução para todos os problemas da humanidade. Era assistente social porque buscava a promoção integral de todos os irmãos. Era enfermeira porque mitigava os sofrimentos, aliviava as dores e curava as feridas de todo o tipo, que se abriam no corpo e na alma de alguém. Era mãe porque gerou pelo coração um sem número de filhos que ela preparou para a cidadania. Era uma católica com C maiúsculo, não se permitindo ser qualquer dondoca que usa Jesus Cristo e a Igreja para autopromoção, mostrando uma religião como se fora um refugium peccatorium, uma fuga, um passatempo ou coisa que o valha!
Por isso afirmo, com todas as tintas, que Paramirim ofertou a Deus uma joia de seu tesouro, qual seja essa humilde e insigne mulher, patrimônio valioso de nossa cultura, da educação, da fé e da caridade.
Parabéns, Cármen, você, sem dúvida alguma, deixou rastros indeléveis no chão de tantas vidas! Afinal de contas, você somente respirou, transpirou e viveu o amor!
Lembrando o espanhol São João da Cruz: VOCÊ FOI SALVA PELO AMOR!

Antônio Gilvandro Martins Neves
Advogado
Paramirim-Bahia

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



1 Comentário Padrão+ Adicionar Comentário

  • Parabens Gilvandro! seu comentário sobre a vida Camiranda, ilustra a historia desta altaneira, que com seu exemplo e humildade ensinou a todos nós a amar Jesus.