nov
18
2017

I FESTIVAL QUILOMBOLA DE CELEBRAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NEGRA FOI UM SUCESSO

“Todo mundo já dizia que esse Termo não saia. Meu lindo Termo está na rua com prazer e alegria”. Foi com esses versos e ao som de fogos, sanfona, zabumba, triângulo e pandeiros de fitas que o Reisado das Liras e Manjonas receberam os visitantes de várias comunidades e municípios vizinhos que se fizeram presentes na Comunidade Quilombola de Paramirim das Crioulas na manhã deste sábado, 18, para prestigiar um brilhante evento sobre a Consciência Negra.

Os visitantes foram bem acolhidos pelos anfitriões que abriram o evento com uma belíssima apresentação do tradicional Reisado da Comunidade. O objetivo do evento foi trazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil e em Érico Cardoso, bem como o desenvolvimento da sua identidade.

Durante todo o evento, os alunos da rede municipal e estadual de ensino deram um show de talento. Foram realizadas apresentações culturais como dança, poema, teatro, jogral, desfile de beleza afro e exibição de vídeos. As crianças da Comunidade das Crioulas apresentaram a tradicional dança do pendengó.

A Secretaria de Saúde, concomitante ao evento, realizou uma feira de saúde onde os presentes puderam aferir a pressão arterial, realizar testes sanguíneos e atualizar as vacinas. Também foram distribuídos preservativos e realizada uma palestra sobre as doenças que acometem a população negra, como anemia falciforme, hipertensão arterial e diabetes.

Também fizeram presentes os capoeiristas do Grupo Marana, do Mestre Tim Tim. Além da roda de capoeira, o grupo fez uma bela apresentação de Maculelê e samba de roda. O som dos atabaques e do berimbau contagiaram os presentes que não resistiram e caíram no samba.

Um show de talentos de artistas da terra fechou o evento com chave de ouro. Luciano Silva, Zé Paulo, Nuíno Trindade, Renan Silva e o Secretário de Educação e Cultura Gilberto Azevedo entoaram canções e animaram a plateia. Logo após, foi servido um delicioso almoço com comidas da culinária afro e local.

O 1º Festival Quilombola de Celebração da Consciência Negra foi uma realização da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a Associação Remanescente dos Quilombolas da Comunidade Sustentável de Paramirim das Crioulas e contou com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: http://www.ericocardoso.ba.gov.br

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site