abr
23
2012

Na Sexta-Feira da Paixão de 2012 algumas Pessoas subiram na Pedra de Santana

Pessoas Sobre a Pedra de Santana (Foto: Sérgio Ramos)

Neste ano de 2012, completou-se 25 anos de romaria a Serra da Comunidade de Santana na Sexta-Feira Santa. Teve início com Joãozinho Batista, Antônio Moitinho e a família de João de Miro.

O visitante do nosso Site, Sérgio Ramos, participou da subida à Serra de Santana no dia 06 de abril de 2012, Sexta-Feira da Paixão, tirou algumas fotografias, dessas, ele nos enviou uma. Também nos relatou como tudo se procedeu. Nos anos anteriores, muitos visitantes queixaram-se da desorganização, muitos que para lá se deslocavam era apenas para farrearem, esquecendo-se do real motivo da data. Neste ano, a Comunidade de Santana se uniu e conseguiu por fim a bagunça. Mas o fato que ainda entristece é a falta de consciência, ou até mesmo de conhecimento, da importância que a Pedra de Santana tem para o nosso Município e, porque não dizer, para o Mundo. Sérgio nos relatou que pessoas acenderam uma fogueira próxima a Pedra, fato também confirmado por outras pessoas que lá estiveram. A foto que ele nos enviou mostra algumas pessoas sobre a Pedra, falta de respeito, acreditamos que não, acreditamos que falta uma campanha de esclarecimento a todos aqueles que ali vão. Já foi postada no Site uma fotografia com cerca de dez a quinze pessoas sobre a Pedra, se não fizer nada, cedo ou tarde, a beleza da Pedra só poderá ser vista por fotos.

A Comunidade de Santana está de parabéns por levantar esta bandeira de organizar a via-sacra da Sexta-Feira da Paixão. Apenas pedimos ao Povo da Comunidade que fiscalize e alerte aos visitantes para que não danifique o local, que não suba na Pedra, que não acenda fogueira nas intermediações, que não vandalize. Outra coisa importante seria colocar no início do percurso e no decorrer dele placas alertando, placas mostrando a importância de se preservar o local e a Pedra em si. Já levamos o pedido às autoridades do Município, até o exato momento não foi atendido, quem sabe com a cobrança do Povo da Comunidade de Santana o pedido não se transforme em realidade. A Pedra por mais que seja de Paramirim, da Bahia, do Brasil e do Mundo, ela é de fato e de direito da Comunidade de Santana, pois sempre que alguém falar na Pedra estará invocando o nome da Comunidade. Parabenizamos também a Antônio Moitinho por ter tomado a frente e ajudado na organização da Sexta-Feira Santa.

Vamos conscientizar, pois somente assim poderemos preservar nossas belezas e riquezas.

Dados para o Texto: Sérgio Ramos

Pedra de Santana (Fot: Luiz Carlos Bill)

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



9 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • Ao Povo, á Comunidade de Santana, ao Governo de Paramirim, ao Visitante:

    Por Favor!!!
    Aprendam a valorizar os monumentos naturais que VOCES DETÉM!!!

    – Não pixem – não deixem seus nomes ou símbolos nos atrativos naturais e sítios arqueológicos que apresentam pinturas rupestres ou “de índio”

    – TIREM FOTOGRAFIAS
    – DEIXEM SAUDADES, PEGADAS NA AREIA
    – LEVEM AS EMBALAGENS DE VOLTA
    – MATEM O TEMPO
    – DESFRUTEM DA PAISAGEM

    Preservem oque é de voces mesmos!!!

  • Serginho
    Fico feliz por somar com agente na luta pela presrvação preservação, daquele monumento natural, Que na minha pregação lá no cruzeiro no encerramento da celebração da via-da-sacra conclamei com viemencia, para a conservação de todo o ciculo arquiologico formado pela pedra, o cruzeiro, a gruta da onça, a lagoa do sobrado e toda a extensao do lagedo. Que os chamei de PATRIMONIO NATURAL, que futuramente será reconhecido como patrimonio natural da humanidade. Brevemente iremos criar um conselho formado pela comunidade e o poder publico, com a finalidade de acompanhar e fiscalizar e preservar. A sua obsesrvação de orientar com placas educativas, localizadas em todo percuso, inclusive a preservação do meio ambiente, a nao retirada dos cachos de couco ainda verdes, é muito bem vinda a sua colaboração. E obrigado em postar o evento daquele dia.
    Meu abraço,
    Antonio Moitinho

  • A pedra é natural, mas quem fez a pedra de Santana foram os humanos. É uma obra humana, não natural.

  • Bill, faça uma pesquisa sobre os dólmens na internet e poste aqui e verão as forte semelhanças com os dólmens de outros países. Dólmens são obras humanas, não naturais. Pesquisem sobre os dólmens.

  • Monumento natural é obra da natureza, dólmens não são obras da natureza, mas humanas.

    http://g1.globo.com/VCnoG1/0,,MUL106809-8491,00.html

  • A felicidade é minha Tõe, esperamos por em pratica as ideias que discutimos aquele dia. Que depois do comentário seu e do Ingo, que as autoridades competentes possam fazer com que a Pedra da Santana e as outras belezas naturais do municipio possam ser vistas com mais importância. Agradecer também ao nosso caro Bill.

  • Seja dólmen ou não, deve ser preservada essa beleza.Também acredito que seja um dólmen , porém sou leiga no assunto.Se for um dólmen, é uma raridade no Brasil, mais um motivo para ser preservada.

  • Sendo uma obra da natureza, humana ou alienígena, sem rotulação nenhuma. O “DÓLMEN” da Santana precisa é de preservação, pois eu acompanho esse “DOLMEN” de perto a muitos anos, e se não fosse a propria comunidade da santana, ele estaria só em fotografias.

  • Ninguém tem dúvida quanto à preservação desse bem de valor incalculável. Com certeza se trata de uma raridade entre nós e que pode mudar as teorias sobre nossa própria história, mas infelizmente pouca interesse há. Por isso a inportância desse site para a divulgação. Parabéns Bill.

    Dólmens são incomuns na América do Sul e não os índios que aqui viveram não costumavam realizar esse tipo de construção. No Brasil tem mais um em Goiás, de importância tamanha, mas de beleza inferior ao dólmen de Paramirim.

    Um indício de que nossa região foi habitada por povos mais “civilizados” no passado é a cidade perdida de Ingrejil que fica em Livramento de Nossa Senhora. Pesquisa feita revela que essa cidade é datada de cerca de 2000 anos antes de Cristo.

    Vamos lá para as riquezas da nossa região que evidenciam muita coisa:

    – Dólmen Pedra de Santana (É evidente.)
    – Dólmen da Pedra da Mesa ( Não confirmado!)
    – Inúmeros sítios com pinturas rupestre em Paramirim, Livramento, Rio de Contas (tem um sitio com calendário cravado numa pedra), Macaúbas. Na Chapada há algumas cidades com pinturas em cavernas do Sol, Meteoro, Sistema Solar etc.
    – Cidade perdida de “Ingrejil” em Livramento, que inclusive foi matéria do Fantástico em 1984. No local onde foi encontrada há várias pedras alinhadas, mas só uma escavação autorizada e acompanhada por profissionais pode levantar mais dados sobre os povos que alí viveram.