abr
21
2012

O Bairro São José festejou o dia de Santo Expedito

Dia de Santo Expedito no Bairro São José em Paramirim

O Bairro São José em Paramirim comemorou o Dia de Santo Expedito. Na tarde do dia 18 de abril de 2012, foi realizada a Entrada de Festa, com carro ornamentado, crianças vestidas de anjos e muitos fogos de artifícios. Na noite deste mesmo dia teve o encontro defronte a Igreja São José. A roda de Leilão, animada por sanfoneiros, vendendo de tudo, bolos, doces e tantas outras iguarias, fez muito sucesso. O Mastro em louvor a Santo Expedito foi erguido ao lado da Igreja aos sons das rajadas de fogos e o ritmo quente do Reisado. Para fechar a noite e animar os devotos e simpatizantes a Banda Temporal subiu ao palco e tocou de tudo um pouco.

Na noite do dia 19 de abril, às 19h00min, aconteceu a Missa a Santo Expedito. O Monsenhor Santo (Padre Pedro) foi quem dirigiu o encontro. O andor todo ornamentado foi posto do lado de fora da Igreja, local onde se realizou a Missa.

Pessoas que ajudaram a organizar o evento: Zé Moreno e Antônio Caldeira.

História sobre Santo Expedito:

Santo Expedito foi possivelmente um cristão martirizado no século IV em Melitene, na Armênia. Nada se sabe sobre sua vida nem onde foi sepultado, e muitos pesquisadores questionam se ele de fato existiu. Contudo, formou-se um folclore ao seu redor e ele é objeto de grande devoção popular em muitos países como o santo das causas urgentes, às vezes em sincretismo com figuras de outros credos. (http://pt.wikipedia.org)

Lenda

A lenda mais corrente sobre sua vida o mostra como um militar romano, Comandante-em-chefe da 12ª Legião, conhecida como “Fulminante”, aquartelada em Melitene, e encarregada de proteger o Império das invasões dos bárbaros orientais com um efetivo de mais de 6.800 soldados. Sendo cristão, como era a maioria de seus subordinados, todos nativos da Armênia, teria sido condenado durante as perseguições de Diocleciano no dia 19 de abril do ano 303, sendo martirizado e por fim decapitado com a espada por recusar-se a adorar os deuses pagãos. Outra lenda diz respeito à sua conversão ao cristianismo. Tentado por um demônio em forma de corvo que gritava cras! cras! (em latim, “amanhã”), que surgiu para adiar sua conversão, teria pisado a criatura dizendo hodie! (“hoje”), significando sua disposição heroica de converter-se de imediato. (http://pt.wikipedia.org)

Dia de Santo Expedito / Crianças Vestidas de Anjos

Devotos de Santo Expedito

Monsenhor Santo (Padre Pedro)

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



2 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • Parabens a população de Paramirim pela fé, religiosidade e comemoração ao SANTO EXPEDITO o Santo das causas urgentes em especial ao conterrâneo e amigo ZÉ MARIA e comd. MIRALVA que sempre estão participando dos principais eventos religiosos. PARABENS.

  • a comuniodade da beira da lagoa esta de parabens pelo grande evento de santo expedito, principalmente toe caldeira o cabeça dos festejos.