abr
28
2016

Os Balaios na Chapada Diamantina é de exuberante beleza

Nas terras do Vale do Paramirim há lugares mágicos, de raras belezas. Estamos situados na Chapada Diamantina Meridional. As cidades de Paramirim e Érico Cardoso (Água Quente) possuem riquezas de encher os olhos. As fotos que ilustram esta página revelam um dos pontos turísticos da nossa região. Denominado por Balaios, não sabemos o porquê deste sugestivo nome. Ele se encontra na divisa dos municípios de Paramirim e Érico Cardoso, rente à BA, próximo a comunidade de Cachoeirinha, faz parte do nosso Rio Paramirim. Pelas imagens sentimos e imaginamos a paz emanada pelo ambiente, a água pura que desce a cantar pelos rochedos, os sons dos passarinhos, resumindo, um verdadeiro paraíso. Somos um povo abençoado, mas que não temos o habito salutar de preservar o que Deus nos deu e que a Natureza tão caprichosa soube fazer. Vendemos nossas serras, vendemos nossos rios, vendemos nossas matas; quando nada mais houver para negociar, venderemos nossa alma, difícil é achar quem compre.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



2 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • esse rio e maravilhoso,pena que algumas pessoas deixam seus lixos ai,eu mesma ja retirei garrafa de vinho,copo de vidro,latinhas de cerveja e refri falta conciencia por parte de alguns, fora isso e um lugar incrivel vale a pena conhecer lindo lugar.

  • A importância do turismo em nossa região, como forma de crescimento econômico, social e educativo. Para que uma cidade venha ter ganhos econômicos com o turismo, se faz necessário a consciência da população e principalmente administradores comprometidos com esse seguimento que tem contribuído enormemente para melhoria das condições econômicas dos pequenos comerciantes, Os impactos socioeconômicos do turismo atraem estudos mais detalhados, pois à medida que, o turismo representa para um município uma fonte de renda e de emprego desperta expectativa e esperança quanto a melhores condições de vida. Porém, em sendo o turismo uma atividade capitalista como outra qualquer, ela é contraditória, ou seja, gera benefícios e simultaneamente problemas e conflitos. Dentre várias questões pertinentes ao turismo, a mais intrigante são os impactos que causa em uma região, principalmente, quando as autoridades administrativas não têm qualquer compromisso.
    Hoje e diante da necessidade de arrecadação dos pequenos municípios o turismo é a porta de saída para vários problemas enfrentados por estes municípios e é importante para qualquer economia, pois o acréscimo de pessoas de todas as idades, mesmo que seja temporário em uma região aumenta o consumo, motiva a diversidade de produção de bens e serviços e possibilita o lucro e a geração de emprego e renda.
    O turismo em diversas regiões Brasil vem recebendo a atenção de vários governantes comprometidos com o crescimento econômicos dos seus munícipes, atos que em outras regiões com potencial turístico esse tipo de atitude não é vista.
    Na Bahia com o apoio do Governador e de entidades o turismo regional, principalmente na da chapada diamantina, recôncavo e outros tem crescido. O turismo está se interiorizando, desconcentrando da capital, enquanto um dos fatores de desenvolvimento social e econômico local. Tal crescimento não se percebe em nossa tão linda região de um potencial sem igual em toda Bahia
    O que percebemos em que atividade turística na nossa região se apresenta de forma espontânea e descontrolada, ou seja, se desenvolve com um restrito planejamento de suas atividades. Os setores públicos ligados ao turismo (município e estado) têm uma participação, na maioria das vezes, limitada à realização de eventos, atuando com precariedade na implantação ou construção da infra-estrutura turística. O setor privado preocupa-se apenas em receber os benefícios originados dos atrativos naturais e culturais contribuindo de forma irrisória para o desenvolvimento sustentável do turismo, desconsiderando a necessidade do trabalho conjunto com as entidades públicas, privadas e a comunidade local.