maio
3
2018

Padre José Maria Vicente

PERSONAGEM MACAUBENSE

Padre José Maria Vicente

Nome: José Maria Vicente Trincado.

Natural: Cintruénigo, Reino de Navarra, Espanha.

Filiação: Victoriano Vicente e Francisca Trincado.

Irmãos: Eusébio Vicente Trincado e outros.

Data de nascimento: 19 de maio de 1902.

Data de Falecimento: 12 de maio de 1979.

José Maria Vicente Trincado nasceu no dia 19 de maio de 1902 na cidade de Cintruénigo, província de Navarra, Espanha. Filho de Victorino Vicente e Francisca Trincado iniciou os estudos na terra natal e concluiu em Santos, São Paulo, Brasil. Celebrou a sua primeira missa em 07 de outubro de 1925 em Santos. Em 1927 foi transferido para Salvador e em 1928 foi enviado para a Diocese de Caetité. Em 29 de outubro de 1929 foi nomeado Vigário de Riacho de Santana e lá permaneceu durante 30 anos.

Em 06 de maio de 1956, o Padre José Maria tomou posse em Macaúbas para uma regência de 23 anos. Reconstruiu a igreja Matriz, posteriormente foi muito criticado por destruir a antiga igreja. Construiu capelas em vários povoados, a casa paroquial e o Centro de Treinamento de Líderes que recebeu o seu nome.

Em 1960, o Padre José Maria foi acusado, perante o Bispo, de pressionar proprietários de terra em favor da Mineração Boquira. O Padre defendeu-se, energicamente, expondo fatos e pontos de vistas que contestavam as acusações. O povo de Macaúbas defendeu o Pároco com um abaixo assinado com 34 assinaturas dos presidentes das associações religiosas, vereadores e povo em geral.

Faleceu vítima de um acidente automobilístico, em que um ônibus da empresa Vibemsa ao entrar na contra mão na Avenida Amaralina, Salvador, chocou-se contra o seu fusca , na madrugada do dia 12 de maio de 1979. O seu corpo foi sepultado no adro da Capela Senhor do Bonfim, Macaúbas, BA.

“Festa se faz com foguete, menino e sino”

Fonte: Facebook de Jovane Sales Silva.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site