fev
23
2017

Paramirim sai na frente no início do ano letivo de 2017

Após quase dois meses de intensos preparativos envolvendo diversos profissionais da educação tiveram início na manhã de ontem (20) as atividades letivas da rede Municipal de Ensino de Paramirim de acordo o calendário elaborado pela Secretaria Municipal da Educação para o ano de 2017.

Conforme ficou patenteado desde o início da atual administração, a Secretaria Municipal de Educação priorizou várias medidas para garantir uma gestão democrática e de qualidade do ensino público voltada sobretudo para o pleno desenvolvimento do educando e o seu preparo para o exercício da cidadania, para tanto todos os esforços foram concentrados no sentido de se construir um calendário que buscasse contemplar fielmente os 200 dias letivos exigidos por determinações legais.

Ainda buscando a capacitação do seu corpo administrativo e docente a SME realizou de forma brilhante a sua Jornada Pedagógica 2017 aberta ao público, da qual participaram vários profissionais como palestrantes e professores com especialidades em diferentes áreas.

Como medida preliminar foi montada uma equipe de coordenadores responsáveis para dar suporte a todas as escolas, inclusive do meio rural, os quais darão plantão permanente de quarenta horas semanais na secretaria e em cada unidade de ensino com todo respaldo pedagógico necessário para o desempenho de suas atividades.

Para garantir as prioridades estabelecidas, após ouvir os respectivos diretores de cada unidade de ensino, foram solicitados a limpeza externa e o asseio de todas as escolas do município, solicitações estas prontamente atendidas pela gestão municipal através dos setores competentes no que tange a dedetização, reparo nas instalações elétricas e hidráulicas, conserto e reposição de carteiras, manutenção dos equipamentos de informática e refrigeração, buscando à medida do possível e de forma quase que emergencial compensar as deficiências encontradas.

As matrículas do Fundamental 1 e 2 foram realizadas em tempo hábil com os instrumentais apropriados, aos diferentes níveis de ensino, adequando-se também as situações decorrentes das nucleações efetuadas e a prioridade do turno matutino para os alunos que usam transporte escolar por terem residência mais distante.

A Secretaria de educação concentrou esforços no que diz respeito ainda a outras prioridades levando-se em consideração que nenhuma criança ou adolescente ficará sem escola, nenhuma escola ficará desassistida e nenhum aluno ficará sem material didático, sem carteiras, sem transporte e sem merenda escolar de qualidade.

Para atender o deslocamento do aluno até a escola e de volta para sua residência nos turnos matutino, vespertino e noturno cerca de 61 linhas do transporte escolar já se acham em pleno funcionamento sendo 10 delas servidas com ônibus do FNDE e as demais com veículos de excelentes condições de uso. A nutricionista Laisa também explicou que o SEMAE já se encontra funcionado e que a merenda escolar como direito do aluno estará presente em todas as escolas a partir do primeiro dia de aula.

Com essa performance Paramirim sai na frente na largada do ano letivo de 2017, as 800 horas de aulas serão asseguradas para 2.936 alunos matriculados já em 21 unidades do ensino municipal, onde estarão atuando mais de 200 profissionais de educação, a maioria deles com licenciatura em pedagogia.

Paramirim, 21 de fevereiro de 2017
Domingos Belarmino da Silva

 

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site