maio
23
2013

Poço de Água Quente (Poção)

O Vale do Paramirim é repleto de belezas naturais, para cada canto que se vá, para cada ponto que se repouse o olhar abre-se para as retinas algo exuberante. O município de Érico Cardoso, outrora Água Quente, possui em seu território lugares de belezas raras. São cachoeiras, veredas, picos, rios e lagos. Neste vídeo destacamos a importância e a beleza ímpar do Poção, como é corriqueiramente denominado.

O Poção é um poço de água termal, mantém a sua vazão constante durante as quatro estações, nem a muita precipitação de chuva nem tão pouco o longo período de estiagem o afeta. Com a água do Poção o leito do Rio Paramirim, que se estende de Érico Cardoso até a Barragem de Zabumbão, torna-se perene, proporcionando assim o desenvolvimento da agricultura e da pecuária.

Em uma reportagem do Globo Rural, na ocasião um dos moradores da então Água Quente, o senhor José de Filinto deu o seu depoimento a respeito desse poço.

Conta-se que no passado onde hoje se encontra o Poção havia uma casa, de uma hora para outra a água começou a minar, o buraco aos poucos foi se abrindo e a casa se desfez. Também se comenta que já foram encontrados no fundo do poço utensílios de mesa: garfos, facas e colheres; atestando assim a autenticidade da história. Verdade ou não, o certo é que esse poço é uma dádiva para o nosso povo. Cuidar dele é nossa obrigação.

Assista ao vídeo do Poço de Água Quente:

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



5 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • Na minha infância, quase todos os dias, tomava banho aí com meus mais de 10 amigos.

  • Saudades desse lugar. Além da beleza, as pessoas de Água Quente são maravilhosas, hospitaleiras, agradáveis… O que tornar um lugar encantador, não é só a beleza do lugar, mas também as pessoas com quem vc esteve por lá. Vale à pena conhecer esse “Poção” maravilhoso

  • Lindo!
    Me traz muitas recordações de minha infância e mocidade.
    Seria maravilhoso se se transformasse em um balneário, como ponto turístico.

  • bonito poçao !

  • estive em AGUA QUENTE, achei a cidade maravilhosa toda rodeada pela CHAPADA DIAMANTINA, conheci o poçao… fiquei triste porque se encontra isolado por uma cerca, o que nos impede de usufruir dessa linda natureza….quanto ao pocinho fica na propriedade de d.FIFI conheci atraves de uma parente que nos levou e conhecemos, lindo…..LIZETTE SP