out
18
2013

Ponto turístico atolado no lixo

Está faltando educação aos visitantes dos nossos pontos turísticos. No último domingo, dia 13 de outubro de 2013, fizemos uma rápida visita aos Balaios, famoso pela sua beleza e por ser um ideal lugar para se banhar nos dias quentes. Os Balaios se encontra próximo a comunidade de Cachoeira, a beira da BA que liga Paramirim a Érico Cardoso. Este ponto turístico é muito procurado nos finais de semanas e feriados pelo público. Na nossa observação pelo local constatamos um ponto negativo, há uma grande quantidade de lixo pela redondeza. Nesta parte do Rio Paramirim a água corre o ano todo, desta forma o lixo vai todo parar dentro do lago da Barragem Zabumbão, já que a maioria dele é lançada dentro do leito.

De quem vem a ser a culpa pelo descaso com a exuberância da nossa região? Acreditamos que todos nós temos uma parcela neste maldito bolo. As escolas precisam abordar o tema, fazer campanhas, sensibilizar os jovens. O poder público faz vista grossa, por todos os locais que fomos sequer vimos uma placa informativa ou educativa. E a nós visitantes, o que temos feitos para amenizar tal problema? Nada. Mas com o simples habito de recolher todos os resíduos levados aos passeios será uma grande contribuição.

Mas este problema não está apenas nos pontos turísticos, nos eventos pela cidade, na feira livre a quantidade de lixo jogada nas ruas é imensa. Certo é que alguns locais são desprovidos de lixeiras, todavia em lugares com elas as pessoas preferem lançar a lata, o saco plástico no chão. Somos todos culpados, isso faz parte da nossa cultura. Já passou da hora de começamos a pensar em uma mudança, pois é somente com a educação que poderemos ter uma sociedade melhor.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



6 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • Estas imagens denigrem nossos conceitos de civilidade e cidadania.Alerta às autoridades competentes.

  • Você bem demonstra ser sensível aos problemas diversos, quer naturais, quer sociais.
    O lixo nos Balaios e em qualquer lugar é reflexo da formação de cada pessoa, no que concerne a um fator: educação. Não é a educação da escola, que neste aspecto a secundária. É a doméstica, pouco importando o poder econômico da família.
    Aliás, geralmente os mais pobres são mais educados, mais humildes no ver, conviver e interpretar as situações.

  • Parabéns! O blog está certo em denunciar a degradação do meio ambiente que, no caso em foco, está sendo provocada pelo próprio usuário, com a indiferença geral. Está correto também ao apontar a necessidade do envolvimento da sociedade na proteção da natureza, inclusive as escolas e o poder público. Com a exuberante natureza que possui, já deveria ter sido criada na cidade uma organização civil de pessoas interessadas na preservação ambiental, que desdobrasse denúncias como essa em ações efetivas. Aliás, por falar em agir, sugiro ao blog que imprima o excelente texto, acrescente no cabeçalho “Excelentíssimo Sr. Promotor”j, junte as fotos que tiver e protocole no gabinete do Ministério Publico (Fórum), isso porque o MP é responsável pela defesa legal do patrimônio ambiental, com dispõe a Lei 8.625/93:

    Art. 25. Além das funções previstas nas Constituições Federal e Estadual, na Lei Orgânica e em outras leis, incumbe, ainda, ao Ministério Público:
    (…)
    V – promover o inquérito civil e a ação civil pública, na forma da lei:
    a) para a proteção, prevenção e reparação dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, aos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, e a outros interesses difusos, coletivos e individuais indisponíveis e homogêneos;

  • falta de conciencia das pessoas,sera que e o lixo que eles querem deixar para os filhos netos,amanha pode ser tarde de mais cuide do nosso rio por favor não jogue lixo ai não gente ,esse e um ato feio nos precisamos desse rio .

  • Se a cidade mal tem lixeiras nas ruas, imagine esses locais mais afastados. Creio que a simples presença de lixeiras já ajudaria bastante a amenizar a situaçāo de lixo nas ruas e nos ptos turisticos…

  • Estou incrédulo, estarrecido, é uma bagunça total, a natureza está gemendo de dor e desilusão. Com esta reportagem, medidas urgentes terão que ser tomadas, os Balaios é um Patrimônio da população. Que vergonha para nós chamados de humanos, Meus Deus que horror!