fev
11
2014

População sofre para renovar Carteira de Identidade em Paramirim

Nos últimos dias nossa querida Paramirim vem passando por algo, digamos, anormal. Todos os dias formam uma enorme fila enfrente ao posto emissor de Carteira de Identidade. Este fato vem ocorrendo no decorrer do tempo, no ano passado fizemos uma matéria sobre o tema, naquela ocasião foi pauta no Legislativo, um funcionário da entidade compareceu e explicou o motivo, os Vereadores encaminharam ao Órgão maior na Bahia pedindo que o SAC Móvel viesse à nossa região para sanar o problema, mas a resposta que tiveram era que não haveria data nos próximos meses para atender a nossa população. Nos meses passado o SAC Móvel visitou as cidades de Caturama e Livramento de Nossa Senhora, houve muitas filas e confusão.

Estivemos na tarde desta terça-feira, dia 11 de fevereiro de 2014, no local para tirar algumas fotos e conferir de perto a real situação. Era pouco mais das 15h00 e a fila já tinha mais de trinta pessoas, segundo as mesmas só haverá fichas para trinta. Uma senhora da comunidade de Barra (Érico Cardoso) nos falou que já estava ali desde as 08h00, e ela era a quarta na fila. Conversamos com um jovem que estava na fila e ele nos relatou que guardava um lugar para um parente idoso que não poderia ficar tanto tempo no relento para tirar uma ficha. Outro senhor, esse de Paramirim, estava com alguns hematomas no rosto, ele nos contou o ocorrido: “Estou na fila há dois dias, nesta manhã, já era quase 05h00, estava dormindo em pé, cai e quando dei por mim estava indo na SAMU para o hospital, o médico disse para eu ficar em repouso, perdi minha vaga e agora estou aqui novamente. Sou o décimo primeiro da fila”. Pelo local há cadeiras, colchões, agasalhos e comida, pois a noite será longa.

Ficamos por ali cerca de meia hora, naquele momento alguns que estavam na fila faziam até algumas piadinhas para descontrair: “Poderíamos colocar uma churrasqueira aqui na frente e mandar ver na carne. Se tivesse um violão poderíamos tocar a noite toda”. Brincadeiras a parte, o caso é de calamidade pública. Um funcionário chegou e conversamos com ele sobre o mencionado episódio, ele nos falou que as pessoas das cidades circunvizinhas estão vindo todas para cá renovar a Carteira, afirmou que se todas as cidades fizesse como Paramirim não haveria filas, como elas não fazem o dever de casa sobra para Paramirim. Pessoas de Rio de Contas, Livramento, Érico Cardoso, Rio do Pires, Caturama, estão vindo procurar o serviço em Paramirim.

O Governo, ou o Estado, na sua errônea compreensão das necessidades do povo da nossa Nação ignora a real situação do País e editam leis que só servem para atrapalhar. Os aposentados obrigados a renovar a Carteira de Identidade são obrigados a passar por um vexame como este, ficar em uma fila por cerca de um dia, após ter passado tudo nesta vida, agora na hora do descaso são humilhados pelo próprio Estado. Não adianta criar lei se o País não tem estrutura para suprir as necessidades da população. Outro dia obrigou os motoristas de caminhões a pararem de tanta em tanta horas em um ponto para descansar, mas onde estão estes locais. Criam-se as leis e que se dane o povo. Não precisamos mais de novas leis, de mais punições, chega de tanta burocracia.

Parei um pouco para pensar, agora são 22h30, venta um pouco e faz vinte e um graus, aqueles guerreiros brasileiros estão na fila. Deus os ilumine e os protejam contra os perigos da noite.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



3 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • E lamentável essa situação,tenho pena da população.

  • É humilhante e desumano as condições que os cidadãos precisam passar para serem atendidos pelo pelo serviço público, eu presenciei crianças, pessoas idosas e sabe lá até sem condições de saúde. Precisa acontecer algo grave para se tomar alguma providências ou chamar as emissoras de televisão para que os órgãos público responsável tomem alguma iniciativa,

  • Enquanto isso, vc vai no cartório eleitoral e tira o título na hora…