jul
16
2014

Romaria do Morro do Fogo 2014

Uma das maiores romarias da Chapada Diamantina encontre-se na comunidade de Morro do Fogo em Érico Cardoso. Todos os anos nos dias 15, 16 e 17 uma multidão comparece para festejar e louvar Nossa Senhora do Carmo. Uma festa que mistura o espírito de aventura: estrada de terra, serra, frio; com a parte religiosa: Missas, Batizados, Casamentos, Procissão. A Festa do Morro do Fogo como é comumente denominada vem através do tempo se destacando como parte central da Cultura da nossa região.

Neste ano tivemos duas pessoas como Festeiros, ou os que recebem a bandeira: Luiz Américo e Robertinho. A bandeira foi passada para Thiago e novamente Luiz Américo. A Missa da manhã desta quarta-feira, dia 16, foi proferida pelo Bispo Dom Armando Bucciol e pelo Padre Idérico Santana.

Atrações que animaram a festa: Colado e Coladinho, Xodó da Bahia, Carro de Malandro, Sandro Matos, Renan Moreira.

As fotos que ilustram esta página têm como fonte as páginas do Facebook das seguintes pessoas: Lindomar Barbosa, Luiz Américo Caires Sousa, Alessandra Oliveira, Roberto Cesar, Verinha Magalhães.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



4 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • Festa tradicional popular e encantadora. O Morro do Fogo em seu inicio produziu muita riqueza e já teve cidades como Érico Cardoso e Paramirim sob seu comando, está precisando de benefícios, as autoridades devem olhá-lo com mais carinho e alavancar seu progresso.

  • Desculpe!
    Sempre que acesso “www.focadoemvoce”, Não suporto deixar de comentar sobre as belezas e tudo que existe no Morro do Fogo.
    Não somente as antigas construções de velhos casarões dos nossos antepassados, suas Ruas com calçamentos rústicos feito de pedras, suas lindas cachoeiras e em fim, tudo que lá existe como a Igreja construída de grandes blocos de pedras.
    Nas festas realizadas no mês de julho, em homenagem a N. Senhora do Carmo e N. Senhora do Rosário, é sem dúvida uma das melhores festas realizadas naquele Povoado.
    O Jornal “OÉCO” tem o privilegio de fazer a cobertura daquela Festa, e por ser um Jornal de grande credibilidade, não tem como deixar de ver as suas filmagens das melhores partes realizada naquele Povoado.
    Morro do Fogo é impressionante! Suas grutas profundas, umas largas outras estreitas, onde os primeiros garimpeiros retiraram grandes quantidades de ouro, segundo informações dos nossos ante passados relatavam.
    Sem contar com uma enorme “Fogueira” que, quem vai pela Estrada depois da Vereda, todos os transeuntes que passam por aquela estrada, tem o privilégio de avistar de muito longe da estrada, entre um pico da serra e outro, numa baixada, uma enorme “Fogueira”.
    Dizem que os Cientistas que avistaram aquele Fogo, afirma serem reflexo da luz solar, mas são inverídicas pelas provas de pessoas verdadeiras que comenta outra versão.
    Certa vês, seguindo com destino ao Morro do Fogo, acompanhei dois (2) Senhores que, como eu tinha o mesmo destino: “A Festa do Morro do Fogo”. Ao passar naquele local, onde se avista aquela enorme “Fogueira”, um daqueles Senhores perguntou ao outro, admirado como todos que veem aquela “Fogueira,” se era possível avistar aquele Fogo também à noite. Veja a resposta de seu companheiro: “Sim. Certa vês ao terminar de fazer um sepultamento no Cemitério ao lado da Igreja, já era noite. E ao passar neste mesmo local, avistamos grandes labaredas de Fogo, que ora crescia e ora baixava de altura, como se fosse um fogo de verdade” . Esta é uma das provas que os Cientistas estão completamente enganados. Pois se fosse mesmo reflexo da Luz Solar, ninguém seria capaz de ver aquela “Fogueira” à noite.
    Eu, e todos os Cristãos que acredita no poder de Deus, também acredita serem obra do Criador. Vá lá e confira!

  • Senhores Leitores do Jornal “O ÉCO’
    É que este jornal é e deve ser lido por muitos que gostam de conhecer as verdades por ele Publicada.
    Por este motivo, incentiva, principalmente os Romeiros de Morro do Fogo, como também os leitores do Jornal “O ÉCO”, que não conhecem os mistérios que descrevo nos meus comentários.
    Não quero tomar o tempo precioso dos Leitores. Quero apenas mostrar um pouco do que existe naquele Povoado e Região.
    Peço desculpas se alguns dos Leitores acharem exagerados tantos comentários feito por min. Isto é apenas um pouco do que eu conheço do que lá existe!
    “Morro do Fogo” é sem dúvida admirado por muitos. Principalmente aos que acreditam em Deus!!!.

  • Leia os comentários, desculpando se exagerei!
    É que tenho o prazer de mostrar os Leitores do Jornal “O ÉCO” as maravilhas que este Jornal de grande credibilidade acompanham todos os anos os festejos de Morro do Fogo.
    Filmando e mostrando a todos o que lá existe.
    Por este motivo, quero transmitir aos caros Leitores, que Morro do Fogo é mais que um Povoado.
    É também um local onde a Presença de Deus se faz presente. Não somente pelas Missas e Orações profetizadas pelos Padres e religiosos. Mas também pelas belezas naturais que nos fazem acreditar no poder do Criador.