mar
6
2012

Secretário de Saúde de Paramirim está entre os 100 homenageados "Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública"

José Arlindo Barbosa Santos, Secretário de Saúde de Paramirim

O Secretário Municipal de Saúde de Paramirim José Arlindo Barbosa Santos, pelo segundo ano consecutivo seu nome aparece entre os 100 secretários homenageados do Brasil, com o “Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública”. A premiação será no 5º Encontro Nacional de Secretários da Saúde, em Florianópolis – Santa Catarina nos dias 15 a 18/03/2012. Em contato com o nosso site destacou algumas metas para 2012, elevando sempre a credibilidade que possui junto ao Prefeito Drº Júlio Bernardo que tem aprovado e direcionado todos os projetos em beneficio da população.

PROJETOS PARA 2012

AGÊNCIA TRANSUSIONAL – Unidade Hemoterápica que tem como função, armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematólogicos pré transfusionais, liberar produtos sanguíneos para as transfusões nos Hospitais de Paramirim e região.

CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO NO CENTRO DE SAÚDE – Unidade de saúde bucal da estratégica da saúde da Família, com a contratação de dois odontólogos, um auxiliar de consultório e pessoal de apoio.

IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE PRÓTESE DENTÁRIA – Tem como objetivo de ampliar o atendimento e melhorar as condições de saúde bucal da população paramiriense (Programa Brasil Sorridente).

 

IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS – CEO unidades de saúde destinada ao atendimento odontológico especializado no âmbito do SUS, realizando as seguintes atividades:

I – diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer bucal;

II – periodontia especializada;

III – cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros;

IV – endodontia; e

V – atendimento a portadores de necessidades especiais

OFERTAR CURSO TÉCNICO EM CONSULTÓRIO DENTÁRIO – Em parceria com a Escola de Formação Técnica em Saúde da Bahia serão capacitados todos os auxiliares de consultório dentário da rede pública de saúde do município. No programa Brasil Sorridente.

DESCENTRALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO MUNICIPAL – Unidade municipal equipada para realizar exames laboratoriais a partir das solicitações feitas pelos profissionais das unidades de saúde de Paramirim.

CAMPANHA DE DETECÇÃO E TRATAMENTO DO GLAUCOMA – A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Instituto Oftalmológico da Bahia – IOBA, já realizou 789 atendimentos, sendo detectado 189 glaucomatosos que já receberam os medicamentos e estão sendo acompanhados periodicamente.

CIRURGIAS DE CATARATA – O objetivo é tratar cirurgicamente todos os portadores de catarata do município, sendo 201 pacientes examinados e cadastrados.

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA – PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população.

IMPLANTAÇÃO DA CENTRAL DE REGULAÇÃO MÉDICA é um departamento onde funciona marcação de consultas, exames laboratoriais e procedimentos médicos, organizando o fluxo de pacientes de Paramirim e região.

IMPLANTAÇÃO DA REDE CEGONHA – A Rede Cegonha é uma estratégia do MS/SUS, tem como objetivo:
* Ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal.
* Transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto.
* Vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto.
* Realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção.
* Acompanhante no parto, de livre escolha da gestante.
* Atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade.
* Acesso ao planejamento reprodutivo.

(O Projeto de Paramirim foi aprovado e será sede da Casa de Parto Normal)

CONCLUSÃO DA UNIDADE DE SAÚDE DE CARAÍBAS – Esta unidade terá equipes multidisciplinares, que desenvolverão ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos.

AMPLIAÇÃO DO CENTRO DE SAÚDE E UBS DE CARAÍBAS – Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) do MS, como forma de prover infraestrutura adequada às Equipes de Atenção Básica para desempenho de suas ações.

IMPLANTAÇÃO DE POSTO DE ATENDIMENTO NA COMUNIDADE DO MARACUJÁ – Tem por objetivo aproximar cada vez mais as equipes de saúde às famílias da zona rural.

DEDETIZAÇÃO DE TODOS OS IMÓVEIS DA ZONA RURAL – Execução do programa de combate à doença de chagas.

CONTRATAÇÃO DE SEIS AGENTES COMUNITARIOS DE SAÚDE – Visa garantir o fortalecimento do elo entre a comunidade e as equipes técnicas de saúde da família.

CONTRATUALIZAÇÃO DO PMAQ – objetiva a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

Fonte: Divulgação

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site