abr
26
2014

Teiú

O Teiú é um dos principais répteis existente na Caatinga.

O texto que segue abaixo tem como fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tei%C3%BA

O gênero de répteis Tupinambis, da família Teiidae, é popularmente conhecido como teiú, lagartiu, teju, tegu, jacuraru, jacuaru, jacuruaru, jacruaru e caruaru.1 Compreende os maiores lagartos do Novo Mundo (podem atingir até 2 metros de comprimento2 ) e abrange sete espécies, todas nativas da América do Sul. São elas:

São heliófilos e de hábitos diurnos, predadores oportunistas e generalistas, podendo consumir vegetais, artrópodes, outros vertebrados e carniça. Todas as espécies do gênero possuem parte da distribuição no território brasileiro.

 Dos Teiidae, é o lagarto mais comum em cativeiro, no Brasil. Atinge até 2 metros de comprimento. Possui cabeça comprida e pontiaguda, mandíbulas fortes providas de um grande número de pequenos dentes pontiagudos. Língua cor-de-rosa, comprida e bífida. Cauda longa e arredondada. Coloração geral negra, com manchas amareladas ou brancas sobre a cabeça e membros. Região gular (garganta) e face ventral brancas, adornadas de manchas negras. Os filhotes são esverdeados, coloração que vai desaparecendo de acordo com o desenvolvimento dos animais.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site