fev
16
2012

Trabalho dos Profissionais do NASF de Paramirim

Por: Coordenadores do NASF de Paramirim

TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DO NASF DE PARAMIRIM-BA

Foi implantado em abril de 2011 em Paramirim o NASF (Núcleo de Apoio à saúde da Família), uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. O trabalho dos profissionais do NASF tem por objetivo, potencializar ações que visa a promoção e prevenção de mudanças no âmbito da saúde, incluindo ações intersetoriais e interdisciplinares além, de humanização de serviços, educação permanente, promoção da integralidade e da organização territorial dos serviços de saúde.

O NASF de Paramirim é composto por profissionais de diferentes áreas de atuação. Sendo composto por 01 Assistente Social, 01 Psicóloga, 01Nutricionista,01 Educador Físico, 01Fisioterapeuta e 01 Fonoaudióloga. Todos os profissionais dão suporte e apoio às Equipes de Saúde da Família nos PSFs.

As primeiras ações desenvolvidas pelos profissionais foram o reconhecimento do perfil epidemiológico da população, com reuniões entre a ESF (Equipe Saúde da Família) e ACS (Agentes Comunitários de Saúde). Posteriormente a Equipe do NASF desenvolveu palestras educativas sobre a Hipertensão, com o lema ‘’Hipertensão, vamos controlar esse mal’’, desenvolvido nos PSFs e Micro-áreas.

Trabalho dos Profissionais do NASF de Paramirim

Além de palestras sobre Hipertensão, foram criados grupos como: Grupo de Alcoolismo, que tem como objetivo trabalhar a dependência do álcool e suas conseqüências, como também sua superação.

Grupo de Gestantes “Leite Materno! O Amor que Alimenta”: tem o objetivo informar e socializar informações à gestante a respeito de alimentação saudável, atividade física, comunicação, aleitamento materno e direitos da gestante.

Trabalho dos Profissionais do NASF de Paramirim

Grupo e Oficina de Idosos “Melhor Idade”: tem como objetivo informar aos idosos sobre qualidade de vida, atividade física, alimentação, alterações na comunicação decorrente da idade e direitos sociais. As oficinas são interativas e dinâmicas, trabalham a prevenção e possibilita uma interação através de jogos, alongamento, receitas, dinâmicas e sorteio de brindes.

Trabalho dos Profissionais do NASF de Paramirim

As oficinas e grupos são realizadas nos PSFs e nas micro-áreas respeitando a necessidade de cada comunidade. A equipe além de desenvolver trabalhos nos PSFs ,desenvolveram também  atividades em Instituições como ,APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Escolas e Creches.

Os profissionais de saúde, ao trabalhar com a questão social nas suas mais variadas expressões cotidianas, têm o desafio de estabelecer muitos olhares para fazer enfrentamentos críticos da realidade, de forma criativa e inovadora, que se complementam na interlocução com outras categorias profissionais, no cotidiano do trabalho e com os demais sujeitos políticos envolvidos.

 

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



1 Comentário Padrão+ Adicionar Comentário

  • muito bom o trabalho que o nasf esta realizando nas comunidades continui assim melhorando cada dia mais .