jul
8
2019

Violência Brasileira na Atualidade

Assista ao Vídeo:

Violência Brasileira na Atualidade

Está mesmo complicado viver na sociedade brasileira atualmente. O caos social vem crescendo ano após ano. De onde nasce tamanha loucura? Os entorpecentes parecem ter tomado conta da juventude. As famílias já não são mais núcleos de segurança. O poder público não consegue assegurar o direito de propriedade dos cidadãos. Neste mar de lama, nosso Brasil vai se afogando pouco a pouco. É uma areia movediça que suga todas as virtudes deixando expostas os piores desejos humanos.

Resido em um município do interior da Bahia, pouco mais de vinte mil habitantes, na sede são cerca de dez mil. O nome desta cidade é Paramirim. Aqui vivemos rodeados por montanhas, temos um rio muito bonito, temos vários pontos turísticos. Nosso povo é acolhedor e pacato, gente boa. O local já foi tido como um paraíso em pleno sertão.

Volto a minha adolescência, coisa de vinte anos atrás, final da década de noventa, início do século vinte e um. Naquele tempo, tempo de paz, tempo de amizade, tempo o qual o medo da violência, praticamente, não existia. Drogas eram para alguns dois indivíduos, a juventude mal consumia bebidas alcoólicas. As pessoas ficavam sentadas defronte às residências a conversarem até altas horas da noite, as praças estavam sempre cheias. Era ou não era um paraíso? As casas possuíam muros baixos, muitas sequer os tinham.

Hoje, voltando meu olhar para geração em que me coloco, vejo que pouco acrescentou para o desenvolvimento do País. Fomos uma geração cinco e meio, ou seis para passar na matéria. Negar a realidade, não, vamos apenas expor os fatos como devem ser expostos, claros e sem brilhos, pois foram assim que eles vieram ao mundo.

Falaremos agora da atual geração, desta juventude que desponta, deste sol que nasce para fazer mudar as conjunturas sociais do seu tempo. Se a minha geração teve aquela ingrata nota, esta que agora brota com muita vitalidade ganhará nota menor que a anterior. Não pense que somente pelo fato de termos mais tecnologia fará desta geração algo melhor. Olhar para os jovens e seus hábitos, olhar para este rumo de cultura que estão se empregando em nossa Pátria Amada, observar atentamente os dados e a realidade que nos tocam a todo momento, não restam dúvidas que o que estão criando é um monstro nunca visto por aqui.

A paz de outrora já não existe mais. Temos verdadeiras fortalezas, muros com cerca elétrica, câmeras, vigias… A noite já não é mais um lugar seguro, há vários locais da cidade que sempre é bom evitar. Trocamos nosso paraíso por esta loucura que apenas está nascendo com garras afiadas e uivo forte de fera. Isto apenas falamos de interior, as capitais, falem vocês que aí residem e conhecem bem a realidade onde vivem.

O que observamos é a destruição da família. As leis e as loucuras dos governantes impõem aos seus governados objeções no intuito de uma melhora que só chega como desgraça. A liberdade dada aos jovens é a perdição deles próprios. Sem capacidade mental para discernir se lançam nas modas televisivas. Jogadores e integrantes do show business são suas referências. Carregam no corpo um amontoado de tatuagens, de argolas no nariz, de brincos. Parecem animais irracionais. Usam anabolizantes para terem corpos de modelo de filme e de novela. Muitos morrem cedo vitimados por câncer de fígado ou intestino.

Saber do investimento altíssimo em educação e ver os piores resultados de todas as épocas. Aqui, há ônibus para buscar alunos por toda parte da sede, mesmo a poucos metros da escola. Os adolescentes recebem tudo, o retorno que dão para o país é um rótulo de país de analfabetos funcionais. Estamos entre os piores na educação. Aonde queremos chegar? Não sabemos gramática tampouco matemática. Aonde iremos chegar mesmo?

Um ponto que ainda merece aplausos é a importância da religião. Se não fossem as igrejas, a baderna estaria ainda maior e pior. Mesmo atacado pela mídia a todo momento, Jesus vem se impondo perante esta massa desgovernada. Ou buscamos em Deus um apoio, ou padeceremos por males que ainda irão germinar neste solo imundo e fedorento que nasce debaixo de nossos pés.

Em Paramirim, passou a ser normalidade temos roubos, homicídios, suicídios ocasionados por uso de entorpecentes, e muitas outras anomalias de iguais quilates. Isso virou corriqueiro e habitual, toda semana um fato novo. E olhe que o nosso município investiu alto em segurança. Se não tivesse investido, como não estaria este nosso presente?

Espero que os rumos mudem de direção, que voltemos a sonhar com dias melhores. Olhar para o horizonte e não enxergar coisas boas, deixa-nos desanimados. A juventude que não se esforça, mas que espera da sociedade louros de vitória, ao acordar perdida certamente cairá nas drogas e no crime, sendo que seu mundinho desfez com a realidade crua e cruel. Você que é pai, você que é mãe, reze, ore sempre ao Céu e peça para que livre sua prole do vício das drogas; se a vida de seu filho pular das nuvens às trevas, à sua não logrará outro caminho.

Apenas um pouco de reflexão sobre nossos atuais dias.

Paramirim, 08 de julho de 2019.

Autor: Luiz Carlos Marques Cardoso.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



1 Comentário Padrão+ Adicionar Comentário

  • Parabéns pelas palavras, vc falou tudo, penso da mesma forma,devemos rezar muito, buscar a Deus sempre.