ago
2
2013

Visita ao Engenho de Rapadura na Comunidade de Cachoeira Grande

Engenho de Rapadura

Na tarde do dia 01 de agosto de 2013, nós estivemos fazendo uma visitinha ao Engenho de Rapadura na comunidade de Cachoeira Grande, no sítio do senhor Zé de Dodô. Como é bom ver que ainda conservam em nossa região algumas tradições dos nossos ancestrais. O engenho é de ferro, movido a eletricidade, antigamente a tração era animal, o serviço era bem mais pesado. Mudança aqui, outra acolá, a roda gira e guia a evolução.

Ao chegar encontramos o pessoal ativo, cada qual em sua função. A rapadura era apenas mais um afazer da propriedade, enquanto um senhor trabalhava no tacho, outro preparava ração para os bovinos, alguns labutavam na plantação de maracujá, dois jovens puxavam uma junta de bois com um carro carregado de canas. Serviço na roça é do nascer do sol até o início da noite.

 O homem continuava na sua rotina, levanta e solta o mel, o produto já estava quase no ponto. Chegamos já era quatro e meia da tarde. Ele nos disse que começa a lida na madrugada com a moagem da cana e o processo se estende até o final da tarde. Em tempo de moagem muitos fazem visitas aos engenhos, querem garapa de cana, mel, puxa e rapadura. Já faz parte, é um costume, os donos das propriedades gostam da presença, sentem-se felizes.

O fogo aumenta na caldeira, o produto já está quase no ponto. As pessoas correm a limpar as canas para apanharem a puxa, outros tomam na cuia meu quente, que delícia. Tirado o produto do tacho ele vai à gamela, hora de bater para que se forme a rapadura, após segue para as formas, local onde ganham a forma quadrada, fica ali a esfriar e a endurecer por algum tempo para depois ser levado ao depósito. No outro dia começa tudo novamente. Durante o ano há os períodos de se fazer a rapadura, é o tempo em que a cana está mais doce.

O nosso Sertão tem seus espinhos, seus mandacarus, mas têm também locais de produção, lugares que nos faz ver que se houverem investimentos e força de vontade poderá gerar muito empregos e renda.

Engenho de Rapadura / Carro de Bois

Engenho de Rapadura

Engenho de Rapadura / Olhe o Mel

Engenho de Rapadura

Engenho de Rapadura / Puxa na Cana

Engenho de Rapadura / Batendo a Rapadura

Engenho de Rapadura / Batendo a Rapadura

Engenho de Rapadura / Rapadura na Forma

Engenho de Rapadura / Moendo a Cana

Engenho de Rapadura / Tomando Mel na Cuia

Engenho de Rapadura

Engenho de Rapadura

Engenho de Rapadura / Vida no Campo

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



7 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • Êta……. agora a saudade bateu forte.
    Me lembro que meu pai dizia:” vai sair um tacho” e ai íamos correndo para tirar a puxa e fazer o batido.
    Como a vida é feita de momentos bons e ruins, em uma noite enluarada fomos para o engenho, minha mãe muito feliz porque estava com o primeiro neto. Na noite seguinte ela adoeceu e veio a falecer na madrugada.
    Coisas do destino….

  • Me lembro com saudade do engenho perto do poção, só que era de madeira, puxado por uma junta de bois.
    Lá fazíamos puxa, batido e tomávamos caldo de cana.
    Era uma farra só!

  • A exemplo de festivais de produtos em todo Brasil, sugiro a criação anual no município de Érico Cardoso o Festival da Rapadura. Na minha infância outrora Água Quente e adolescência em Paramirim sempre frequentei os engenhos e me deliciava de tudo. A saudade me bateu forte, pois era muito feliz. Que o Pai Celestial me dê força e saúde para novas visitas a essas terras maravilhosas. Nós corremos outros recantos buscando crescimentos, todavia, as nossas origens continuam intactas.

  • DEU VONTADE DE TÁ NESSE ENGENHO,PASSEI A INFANCIA TODA COMENDO PUXA , RAPADURA QUENTE, O MEL , O CALDO DE CANA FRESQUINHO NEM SE FALA, QUE BOM QUE O SERTÃO AINDA MANTEM ESSA TRADIÇÃO .SAUDADE DE TUDO ISSO!. PARABÉNS BIL POR VC DEDICAR DO SEU TEMPO PARA TRAZER ATÉ NÓS TUDO ISSO .

  • duro mesmo era trabalhar no engenho,tocar boi era terrivel…arrasrar cana nem se fala,bater tacho,pior ainda…moer,era um perigo danado,conheci gente que moeu o braço…….mas era bom…no final,todos engordavam pra caramba,pois comia demas…grande lembrança BIL…………………..abraços

  • Eu aqui em sao paulo tao longe,ao ver essas maravilha do meu pedaco favorito do mundo,fico a pensar pessoas que viaja pra outro pais e nao conhecer a nossa cultura tao rica,ficaria feliz em estar ai nesse engenho por um minuto apenas.

  • olá. Gostei muito de saber que há um engenho em cachoeira grande. Eu alugo uma casa lá ,mas nunca soube. Gostaria de saber o endereço, ou como chegar, se é perto da cachoeira do véu da noiva, enfim se puderem me ajudar eu agradeço desde já.