maio
14
2015

Zabumbão: Prefeitos se reúnem com governador e Beto de Ibipitanga diz que obra é imprescindível

aguazabumbao

Os prefeitos do Consórcio do Vale do Paramirim estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (12) com o governador Rui Costa e os secretários do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, da Casa Civil, Bruno Dauster, de Relações Institucionais, Josias Gomes, e o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Cássio Peixoto, para debater a construção da Adutora do Zabumbão. A obra já foi licitada e irá abastecer as cidades de Paramirim, Caturama, Rio do Pires, Macaúbas, Ibipitanga e Boquira, além de sete localidades da região de Ibitiara e Ibipitanga.

Também estiveram presentes à reunião os prefeitos Zezinho Pereira (PSB) de Macaúbas, Ney (PMDB) de Rio do Pires, Marcos Túlio (PMDB) de Boquira, Ferrugem (PSD) de Oliveira dos Brejinhos, Dr. Júlio Bernardo (PSD) de Paramirim e Otaviano Filho (Tavim, do DEM) de Botuporã.

A população de Paramirim tem se manifestado de maneira contrária à obra e argumenta que ela irá causar danos ambientais ao município. A Barragem do Zabumbão atualmente já abastece as cidades de Paramirim, Caturama, Botuporã e Tanque Novo.

Para o presidente do Consórcio do Vale do Paramirim e prefeito de Ibipitanga, Humberto Rodrigues (Beto, do PT), a obra é imprescindível para assegurar o abastecimento das cidades da região. “Sem essa adutora, nós, prefeitos do Vale do Paramirim não teremos condições de garantir a segurança hídrica da nossa população em um futuro breve, porque nossa região está sujeita a longos períodos de estiagem. A água do Zabumbão pertence à União e tem que estar a serviço das pessoas e não a serviço de um sistema de irrigação por alargamento de canais como vem ocorrendo”, defendeu.

Segundo ele, as negociações com o governo continuam, até que a Agência Nacional das Águas (ANA) se posicione sobre a obra e todos os questionamentos sejam esclarecidos junto aos prefeitos, ao Ministério Público Estadual e à população. (Esta matéria foi retirada, na íntegra, do site “Toda Bahia”, com exceção do título).

Fonte: Blog do Glauber.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



2 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • “A água do Zabumbão pertence à União e tem que estar a serviço das pessoas e não a serviço de um sistema de irrigação por alagamento de canais como bem ocorrendo”
    Êpa, queta moço, essa frase é minha!

  • Paramirim, se prepara à época do carro-pipa, carotes e cabacas d`agua. é o fim que está se provando na ampulheta do tempo!…