Poluição
Na Lagoa de Paramirim.

Uma das nossas atrações turísticas, além de ser um centro de esportes e laser, esse lugar tão bonito e encantador, onde possui um lido alvorecer e um delirante entardecer, chama-se a atenção pelo lado da saúde do lago.
A Lagoa de Paramirim é uma beleza natural que foi incrementada pelas mãos humanas. Hoje, possui uma orla, construção esta que trouxe mais charme ao lugar, com isso o aumento considerável de visitantes e conseqüentemente o da poluição.
A sua bacia recebe uma parte vultosa do esgoto do município. Existem locais, onde em certos dias o mau cheiro é nítido, chegando a incomodar quem ali busca lazer, esporte ou diversão. Esse aparece como um problema grave, porém de difícil resolução, pois uma obra de saneamento e tratamento dos dejetos tem um valor muito alto para um município pequeno e pouco produtivo como é o nosso. Mas, usando bem a cabeça, com um pouco de recursos e boa vontade dos órgãos competentes poder-se-á eliminar o odor fétido do esgoto que escorre para se misturar com as águas da lagoa. Basta apenas deslocar os canos para o trecho onde a orla não passa, e assim sanar de vez o problema do mau cheiro.
Outro quesito grave, o lixo deixado pelos seus visitantes. São sacos plásticos, garrafas petti e tantos outros materiais. Faltam locais adequados para se jogar o lixo. O individuo não achando uma sexta de lixo para depositar o resto do consumo, certamente, jogará em qualquer lugar. São pequenas coisas acrescentadas à obra que seguramente faria e fará muito a diferença. Colocar sextas em pontos estratégicos vem a ser um meio pra lá de eficaz para diminuir o lixo que acaba indo parar no fundo da lagoa. Locais para depositar o lixo já deveriam estar contidos no projeto base, todavia depois de muitos anos concluído ainda falta esse algo tão essencial.
Outro caso de grande relevância aos que tiram do lago pescado para consumo seria um estudo da água para saber o nível da contaminação. Sabemos que o esgoto da cidade, como já fora mencionado acima, cai na sua maioria dentro do lago. Além de comer os peixes muitas são as pessoas que entram na água para armar redes. Se existe um risco deveria ao menos ter a precaução de alertar as pessoas de tais perigos.
Carece também de placas informativas em pontos estratégicos esclarecendo os visitantes sobre o dever de preservar a fauna que vive dela. Já vi mais de uma vez crianças caçando os pássaros que ali vivem. Precisa de informação. As pessoas, na grande maioria, só fazem porque acham estar fazendo o certo, quando passa a compreender acaba fazendo o correto. Nossos professores precisam falar mais nas salas de aula sobre o ato da preservação, tanto da natureza quanto do patrimônio público.
A sociedade paramiriense dorme para os acontecimentos do mundo. Parece que vivemos em um outro planeta. Precisamos nos desvencilhar dessa ociosidade viciosa que a cada dia acomete mais e mais os cidadões da nossa querida terra.
Vamos cuidar para que o belo prevaleça, vamos proteger a natureza, pois nem só de ouro vive o homem. Iguais a todos os animais são os homens. Precisamos dos ecossistemas e quem deixa a casa suja corre o risco de contrair vários tipos de moléstias.

Preserve a Natureza. Educação Ambiental, já!

Página Inicial

Warning: include(../../ano.txt): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/vhosts/focadoemvoce.com/public_html/paramirim/textos/poluicaodalagoa.php on line 49

Warning: include(../../ano.txt): failed to open stream: No such file or directory in /var/www/vhosts/focadoemvoce.com/public_html/paramirim/textos/poluicaodalagoa.php on line 49

Warning: include(): Failed opening '../../ano.txt' for inclusion (include_path='.:/opt/plesk/php/7.3/share/pear') in /var/www/vhosts/focadoemvoce.com/public_html/paramirim/textos/poluicaodalagoa.php on line 49