nov
24
2012

As Cores do Brasil Capitadas em uma Fotografia

Verde das Folhas, Amarelo das Flores, Azul do Céu e Branco das Nuvens

Pelas Ruas e Avenidas de Paramirim, aquele que tem um pouco mais de curiosidade deve ter notado a beleza suave do amarelo ouro das flores do Pau-Brasil. Após as primeiras chuvas, em plena primavera, ao passar por uma Rua demos de cara com uma florida árvore, suas flores amarelas atraiam vários insetos. Verde das Folhas, Amarelo das Flores, Azul do Céu e Branco das Nuvens, essas são as cores do Brasil.

Saiba mais sobre a árvore Pau-Brasil (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caesalpinia_echinata)

O pau-brasil (Caesalpinia echinata), também chamado arabutã, ibirapiranga, ibirapitanga, ibirapitá, orabutã, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta, pau-pernambuco e pau-rosado, é uma leguminosa nativa da Mata Atlântica, no Brasil.

A árvore alcança entre dez e quinze metros de altura e possui tronco reto, com casca cor cinza-escuro, coberta de acúleos, especialmente nos ramos mais jovens.

As folhas são compostas bipinadas, de cor verde médio, brilhantes.

As flores nascem em racemos eretos próximo ao ápico dos ramos. Possuem quatro pétalas amarelas e uma menor vermelha, muito aromáticas; no centro, encontram-se dez estames e um pistilo com ovário súpero alongado.

Os frutos são vagens cobertas por longos e afiados espinhos, que devem protegê-los de pássaros indesejáveis, pois estes comeriam os frutos. Contém de uma a cinco sementes discoides, de cor marrom. A torção do legume, ao liberar as sementes, ajuda a aumentar a distância da dispersão.

Pau-Brasil (Caesalpinia echinata)

Pau-Brasil (Caesalpinia echinata)

Pau-Brasil (Caesalpinia echinata)

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site