jun
3
2014

Chiquinho e Peixoto os homens da Cultura Popular de Paramirim

Como já dizia o Rei do Baião o nosso saudoso Luiz Gonzaga: “É de pai pra filho”.

O Reisado de Paramirim tem nas suas raízes atuais dois cidadãos que merecem aplausos. Chiquinho e Peixoto, este pai e aquele filho, têm a história da sua família misturada com a da Folia de Reis da sede de Paramirim. Quem em nossa cidade nunca ouviu falar no Reisado de Peixoto? Os traços da nossa cultura vão se afinando e aos poucos vão sumindo diante aos olhos da geração atual. Ser artista popular a cada dia que passa vai se tornando mais e mais difícil. Mas esses dois senhores vêm com muito esmero sustentando com dificuldade e amor a arte que faz parte da história do nosso povo.

Além do grupo de reis, sempre presente nas principais manifestações culturais de Paramirim, eles possuem os bonecos, os caretas e o bumba-meu-boi. Quando estão a desfilar pelas ruas fazem a alegria de jovens, adultos e idosos.

Parabenizamos aos senhores Chiquinho e Peixoto pelo empenho em manter o mais famoso Terno de Reis do município.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



2 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • Bela homenagem a meu amado pai e a meu querido irmão!!
    Orgulho da minha família maravilhosa…AMO TODOS VOCÊS!!!

  • Peixoto vem do grupo liderado pelo velho Maroto, que também fora mestre intrépido como “gritador de leilão”, e muitas das vezes “desafiando” o Padre Benvindo, sempre presente, sobretudo nas festas de maio (Nossa Senhora) e junho (Santo Antônio).
    Agora, sem deixar a chama se apagar, transmite o aprendizado a tantos, inclusive ao seu estimado filho Chiquinho, um seu verdadeiro retrato.
    Um forte abraço ao querido e saudoso amigo.