abr
3
2015

Danilo Matos de Magalhães deixa uma mensagem à comunidade de Paramirim

barragem-zabumbao

A COMUNIDADE DE PARAMIRIM-BA.

Meu nome é :Danilo Matos de Magalhães, para aqueles que não me conhece, sou descendente da família de FRANCISCO RIBEIRO DE MAGALÃES , um dos (03) três português irmãos (FRANCISCO,LUIS E ANTONIO RIBEIRO DE MAGALHÃES ) que chegaram nesta região , no século dezoito em busca de ouro e se estabelecer neste município.

Após falar sobre minha origem neste município e sua historia sobre sua colonização ,gostaria de tratar com vocês sobre um assunto que sempre foi visto pelos nosso povo como prioridade para nossa existência e progresso deste município . ” Os recursos hídricos deste vale.”

Quando os coronéis construíram os açudes que existem ao longo do rio de PARAMIRIM até CATURAMA , foi pensando em perenizar este intervalo do rio PARAMIRIM até CATURAMA e irrigar estas terras. O tempo passou as chuvas ficaram escassas . aumentaram as demandas por mais águas e foi necessário armazenar mais recursos hídricos. O rio não era mais perene neste intervalo.

Conseguimos com apoio da comunidade e lideres como : Gilberto Brito ,Antonio Medrado de Alcântara, Zé Leão e outros á construção de um açude que atendesse esta nova demanda hídrica desta comunidade de PARAMIRIM. A Barragem do Zabumbão .

Hoje existe um projeto que conforme dados técnicos defasado sobre o volume de água captado nas estações de chuva que não atende as demandas da região.Para distribuir água para outras cidades.Devemos analisar este momento sem:paixão, ideologia política e outros interesses pessoais.Á prioridade deve continuar sendo :Nossa existência e nosso progresso.

Existe alguns projetos de agricultura familiar que são visto pela nossa sociedade como sucesso , apesar de serem poucos.

Quais os motivos que levaram a poucos projetos de irrigação em nossa região?

O projeto da FAZ.SÃO JOÃO de fruticultura irrigada por aspersão para nos (DAnilo, Darlan, Denison e João Lídio Matos de Magalhães) é visto com muito orgulho e felicidade para nossa família , pois é possível com muito trabalho , conhecimento , amor á terra e Deus no coração , conseguir independência financeira ,política , econômica e social neste lugar de tantas carências. Ao mesmo tempo que sentimos orgulho deste grande feito de ter um projeto tão vitorioso estou também muito indignado quando observo :Agricultores , Amigos , Vizinhos e Parentes olhando para o céu procurando uma nuvem carregada de água ,para pedir á DEUS que chova e salve sua roça de :milho , feijão ou capim para salvar seu gado e não perder áesperança de continuar lutando por dias melhores.Devemos sim pedir á DEUS dias melhores , mais também devemos fazer nossa parte que neste momento é refletir se devemos abrir mão de nossos direitos ,

O sucesso deste projeto de fruticultura irrigada da Faz. São João , não, deve ser visto como um privilégio desta família , devemos sim ter este projeto de fruticultura irrigada como prioridade para nossa região.

Limitando nossos recursos hídricos , estaremos continuando neste atraso tecnológico e pobreza destes agricultores e nossa comunidade em geral. Estaremos assinando nosso atestado de fracasso das próximas gerações que viram nesta sociedade nos próximos anos.

Enquanto meu coração pulsar e correr em minhas veias sangue de agricultor, estarei ao lado dos que querem manter viva nossa existência e nosso progresso como sempre foi os interesses dos colonizadores desta região . Para finalizar devemos lembrar das dificuldades que passamos em anos atrás sem água para consumo humano e lagoas secas , como podemos dividir esta água com outras cidades ?

Engº DANILO MATOS DE MAGALHÃES

TEL-(71) 99976238

E-mail:daniloeletrico@ibest.com.br

Este texto foi deixado como comentário em uma das nossa postagens, o autor pediu que fosse publicado.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



7 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • Belíssimas palavras Danilo parabéns

  • À POPULAÇÃO DO VALE DO PARAMIRIM: SOU EUTÍMIO MARTINS BRASIL, nasci em Canabravinha, vivi lá até os 9 anos, em Paramirim morei até os 19 e há 40 em Salvador.Desde 1986 acompanho a luta em prol de benefícios para o VALE DO PARAMIRIM. A maior vitória foi retirar das gavetas de arquivo da CODEVASF o projeto da BARRAGEM DO ZABUMBÃO do Deputado Federal MANOEL NOVAIS, que já estava pronto há 48 anos. Quanto a questão da distribuição da água temos que respeitar a orientação da ONU Ocorreu recentemente no Estado de São Paulo uma reunião da ONU que segue no link e que poderá ajudar ao CBHPASO

    O link é http://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=358975

  • Parabéns Danilo pela coragem de expor o sentimento de quem lutou e continua lutando por uma região sofrido e que com projetos sérios e honesto o sofrimento pode ser um passado e não o futuro. Concordo com Eutímio Brasil quando defende a resolução da ONU, mas, a própria ONU defende também o direito de produzir alimento e alimentar quem tem fome. Não podemos tirar sangue de um corpo que já pede socorro, sabemos que a região possui outras formas para abastecimento humano e não vai ser o já assoreado rio Paramirim o salvador deste flagelo que tem ocorrido nas cidades vizinhas.

  • agua + solo + energia = produção ;donde água +solo + disperdício(irrigação por ínundação) =falta de conhecimento técnico dos métodos atuais do sistema de irrigação.portanto perdeu espaço neste intervalo de tempo os irrigantes do Vale de Paramirim. Agora é tarde chorar pelo leite derramado !!
    Oswaldo Brasil

  • Os cidadãos de Paramirim devem lutar pelos seus direitos

  • Danilo vi sua publicação e gostaria de saber se meus avós tem algum parente aí em Paramirim ou em Canabrvinha, meu pai sempre me disse que nasceu em Canabravinha, seu nome MANOEL Ribeiro Magalhães, filho de Rosalvo Ribeiro Magalhães e Amélia Alves Magalhães, vieram para São Paulo na década de 30, vieram com mais quatro filhos Francisco Ribeiro Magalhães, Aurindo Ribeiro Magalhães, José Ribeiro Magalhães e Mario Ribeiro Magalhães, gostaria de saber a origem da minha família.

  • […] Danilo Matos de Magalhães deixa uma mensagem à comunidade de Paramirim […]