set
5
2013

Equipe Volante do CRAS realiza campanha contra o trabalho infantil

Palestra no colégio vereador Arlindo na comunidade de Caraíbas

O Brasil possui uma população de 190 milhões de pessoas, dos quais 60 milhões têm menos de 18 anos de idade, o que equivale a quase um terço de toda a população de crianças e adolescentes da América Latina e do Caribe. São dezenas de milhões de pessoas que possuem direitos e deveres e necessitam de condições para se desenvolverem com plenitude todo o seu potencial.

Em 2006, a Organização Internacional do Trabalho definiu um objetivo visionário: pôr fim a todas as piores formas de trabalho infantil até 2016. Com a data limite cada vez mais próxima, a campanha global de erradicação do trabalho esta sendo realizada no município de Paramirim , com intersetorialidade das ações.

O objetivo da ação é conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira para o enfrentamento das diferentes formas de exploração da mão de obra infantil. A campanha é composta de cartazes,divulgação nas  rádios locais e palestra informativa sobre o tema.

A campanha foi realizada através de palestras desenvolvidas pela Assistente Social  e Psicóloga da Equipe volante do CRAS nos colégios e Escolas da comunidade de Caraíbas e posteriormente  realizou-se reunião com os pais dos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (PETI) na comunidade do Cipó.
Na oportunidade foi abordada a questão das piores formas do trabalho infantil através de vídeo e entrega de folhetos informativos

Fique sabendo…

Dados sobre o Trabalho Infantil no Brasil segundo pesquisa da PNAD

• – O universo de trabalhadores infantis é majoritariamente masculino, ainda que, em algumas ocupações, como o trabalho infantil doméstico, haja predominância de mulheres;

• – Das meninas de 5 a 15 anos que trabalham, 61% são afro-descendentes (negras e pardas);

• – 53% dos trabalhadores infantis são de cor parda, 41,7% são brancos, 3,8% são negros e 0,4% são indígenas ou amarelos.

• – 49,8% estão na zona rural e 50,2 % estão na zona urbana. De cada 100 crianças e adolescentes (5 a 15 anos) da zona rural, 22 estão envolvidos em trabalho. Na zona urbana essa relação é de 5 para cada grupo de 100;

• – O maior número de trabalhadores infantis se encontra na Região Nordeste, cerca de 1,1 milhão (37,1% do universo no Brasil). Em segundo lugar está a Região Sudeste, com 690 mil trabalhadores, ou 23% do universo;

• – O estado com maior número de trabalhadores infantis na faixa de 5 a 15 anos é a Bahia com 370 mil crianças trabalhando.

Fonte: PNAD 2009.

Texto e Imagens: CRAS de Paramirim.

Palestra no colégio vereador Arlindo na comunidade de Caraíbas

Reunião com os pais dos usuários do SCFV-PETI

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



3 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • MUITO BOM O TRABALHO DA EQUIPE VOLANTE…PARABÉNS!

  • parabéns a Equipe volante de Paramirim pela divulgação e prevenção do Trabalho infantil em nosso municipio…valeu

  • Muito obrigada….Estamos trabalhando para servir o municipio com qualidade,ética e responsabilidade.