jul
27
2018

Está chegando o dia do grande evento de Capoeira 2018 em Paramirim

O Movimento Cultural Tim Tim Capoeira convida a população em geral de Paramirim e região para prestigiar o grande evento de Capoeira que acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto de 2018, no Centro Cultural Nabor Caires de Brito. O evento contará com as presenças ilustres de vários capoeiristas de renome no cenário baiano e nacional.

Vivência de Capoeira com os mestres Kako, Macaco, Tonho Matéria e a Professora Bibinha.

Apresentações culturais adulto e infantil, batizado, troca de graduações e formatura.

Participação dos alunos das escolas Dirlene Matos Mendonça, João Durval, Apae e Caps.

Participação também dos alunos de Caturama e Cachoeira.

Reunião Salvaguarda da Capoeira na Bahia, GT Bacia do Paramirim e Sertão Produtivo.

O evento 2018 fará parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla do município de Paramirim. Tema: Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas.

Um pouco do trabalho da Associação Movimento Cultural Tim Tim Capoeira:

Associação Movimento Cultural Tim Tim Capoeira há 16 anos desenvolve trabalho social com crianças, adolescente e jovens, anualmente é realizado um evento de capoeira.

Tem como objetivo a ampla participação popular que incentive a prática da Capoeira como expressão artística e contribuindo para a difusão e desenvolvimento cultural. O evento proporcionará momento de entretenimento familiar e de promoção cultural, no qual as famílias de nossa cidade poderão estar presentes para se divertirem de forma saudável.

A capoeira, expressão cultural brasileira desenvolvida como forma de resistência na diáspora africana, é hoje reconhecida como patrimônio cultural afrodescendente e praticada em mais de 100 países. Além da dimensão simbólica, a prática da Capoeira também possui uma dimensão econômica, tendo em vista que gera trabalho e renda, movimentando cadeias produtivas em diferentes modelos de negócios; e uma dimensão cidadã, que acentua o papel e a contribuição da capoeira na formação de indivíduos. Todavia, o almejado equilíbrio entre tais dimensões não acontece sem divergências. Por exemplo, iniciativas de regulamentação da Capoeira como esporte e de promoção de campeonatos tem sido alvo de críticas por fomentar aspectos específicos da capoeira em detrimento de outros. Diante do contexto contemporâneo da economia criativa, este simpósio tem como objetivo promover discussões sobre como o equilíbrio entre as dimensões simbólica, econômica e cidadã pode contribuir para a salvaguarda e a sustentabilidade da capoeira.

Maria Paula Fernandes Adinolfi – Graduada em História pela Universidade de São Paulo e mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é doutoranda em Antropologia pela Vrije Universiteit/Amsterdam e antropóloga do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)/MinC. Tem experiência nas áreas de Antropologia e História, com ênfase em Antropologia das populações africanas e afro-brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia da arte africana e afro-brasileira, patrimônio cultural, antropologia das religiões afro-brasileiras, antropologia e educação, história do negro no Brasil e história da África.

Tonho Matéria – O Primeiro artista a colocar a capoeira nos shows musicais foi o Cantor, Compositor, Publicitário, Produtor Cultural e Mestre de Capoeira Antonio Carlos Gomes Conceição, conhecido como Tonho Matéria, nasceu no dia 12 de maio de 1964 na cidade de São Salvador – Bahia. Começou sua carreira artística cantando em blocos afro como: Ébano, Amantes do Reggae, Olodum, Ara Ketu, Afreketê e grupos como: Oba Oba, Ganzá, Coruja Junina, Amigos dos Fias e Obatalá.

 

 

Professora Bibinha – Salvador, Nordeste de Amaralina – professora de educação física e de capoeira, campeã do Pitbull Paranaue 2018.

 

 

 

 

 

Mestre Macaco – Santo Amaro da Purificação – presidente fundador do grupo cultural Acarbo Capoeira. Desenvolve o trabalho sócio educacional e cultural com várias comunidades do interior e na capital da Bahia, desenvolvendo rodas, eventos culturais, samba de roda e maculelê…

 

 

 

 

Mestre Kako – Serrinha – presidente e fundador do grupo Acem Capoeira (Associação Capoeira Esquiva Menino). Desenvolve trabalhos cultuarias principalmente samba de roda em Serrinha e demais região.

 

 

 

Organização Tim Tim.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site