dez
26
2013

Garça Vaqueira

Garça Vaqueira Fêmea

Andando pelo nosso majestoso Sertão volta e meia nos deparamos com um bando de Garças Vaqueiras, na maioria das vezes esses pássaros acompanham o gado, enquanto os animais pastam os insetos se soltam do capim, neste momento as garças fazem a festa.

O texto que segue abaixo tem como fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gar%C3%A7a-vaqueira

A garça-vaqueira ou garça-boieira (Bubulcus ibis) é uma garça campestre, predominantemente insetívora mas também pode comer vertebrados como peixes e sapos. Nativa do norte da África e do sul da Europa (mais especificamente na Península Ibérica), com primeiro registro na América, na fronteira da Guiana com o Suriname em 1877, tendo aparentemente cruzado o Atlântico e no Brasil seu primeiro registro foi no ano de 1965,na Ilha de Marajó. Ela recebeu os nomes de garça-vaqueira e garça-boieira por ela ser predominante insetívora e frequentemente ficar perto de gados em busca de parasitas do gado e de insetos. Esta espécie tem uma grande área de ocupação, com uma extensão global estimada de ocorrência de 10 milhões de quilômetros quadrados. Sua população global é estimada em 3,8-6,7 milhões de indivíduos. Também é conhecida pelos nomes de cunacoi e cupara (no Brasil) e carraceira (em Portugal).

A espécie mede cerca de 46–56 cm de comprimento,sua envergadura varia de 88–96 cm,pesa entre 270 e 512 gramas, pescoço curto e espesso, bico robusto e postura encurvada. Fora da época de reprodução os adultos possuem principalmente uma plumagem branca, bico amarelo e pernas amarelo-acinzentadas. Durante a época de reprodução, adultos da subespécie ocidental (veja logo abaixo) desenvolvem plumagem laranja-amarelo-amarronzado na parte traseira, peito e coroa, e no bico, as pernas e as íris tornam-se vermelho brilhante por um breve período antes da união para acasalamento. Os sexos são semelhantes, mas o macho é ligeiramente maior e tem um pouco mais de plumagem de reprodução do que a fêmea; filhotes não tem plumagem colorida e têm um bico preto. O posicionamento dos olhos da garça permite visão binocular durante a alimentação, e estudos fisiológicos sugerem que a espécie pode ser capaz de atividade crepuscular e noturna. Adaptada para andamento em terra elas perderam a capacidade de seus parentes de zonas úmidas de corrigir com precisão a refração da luz pela água. A espécie pode viver até 15 anos. Aves jovens são conhecidas por dispersar até 5. 000 km de sua área de reprodução. Os bandos podem voar longas distâncias e tem sido vistos nos mares e oceanos, incluindo no meio do Atlântico.

Garça Vaqueira Macho

Casal de Garça Vaqueira

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site