abr
16
2014

Garimpo de Ouro do Morro do Fogo

A comunidade de Morro do Fogo viveu seu apogeu do ouro nos primórdios da colonização das terras do Vale do Paramirim, mas atualmente ainda há pessoas que sonham com a riqueza do minério reluzente e trabalham dia e noite na esperança de encontrar uma veia farta.

Encontramos estas importantes fotografias na página do paramiriense Wescley Sousa, estudante de um curso sobre mineração.

Agradecemos ao senhor Wescley Sousa pelo importante registro e por postá-las na internet.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



7 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • A romaria do Morro do Fogo, já não é a mesma.
    Ir andando levando a farrofa para comer em local onde diziam que ali era o local de descanço das pessoas que eram levadas para enterrar.
    Dormir no couro de boi, visitar as barracas de bolos, a bolachinha de mel era a mais procurada.
    A linguiça principal prato.
    Subir e descer a ladeira, era um vai e vem.
    Sanfoneiros acompanhavam os batizados e casamentos.
    Com a evolução do tempo, perdeu as características da festa.

  • Isso mé o Minimo minha Cara Amiga,o que esta acontecendo no morro do Fogo é mais Grave,os Garimpeiros estão acabando com o Morro do Fogo,as Montanhas estão caindo,ou melhor,estão sendo derrubada,se as Autoridades não tomarem as Devidas Providências em bem pouco tempo não vai ficar nada para contar a Historia do que foi o Morro do Fogo.Espero que o Povo desse Belo Jugar reaja,
    ,afinal,é o Povo que sente na Pele o efeito desa Agressão….

    Raimundo Sucupira

  • Parabéns pelo excelente trabalho realizado dia após dia. Cujas realizações contribuem ricamente para o desenvolvimento social, na medida, em que você não mede esforços ao contribuir o que ha de melhor em nossa região,para que tenhamos um mundo melhor. Sua majestosa dedicação ao povo hospitaleiro, vincula a divulgação extraordinária fortalecendo nossa Cultura Regional.
    GOSTARIA de contribuir com algumas imagens de nossa Querida e Amada cidade de Érico Cardoso_Ba. Imagens, estas, cujas fazem parte do nosso belo cenário ecológico do nosso município.
    Desde de já agradeço pelo dedicação com seus leitores fieis.

    Aguardo retorno para que eu possa enviar as fotos.

    ATENCIOSAMENTE: Hernando Nascimento (Nando Nascimento).

  • Garimpo ilegal e as autoridades não tomam providências.

  • Para viver esse apogeu, centenas de pessoas foram mortas escavando o morro. Que se erga um MASTRO em homenagem aos escravos que ali foram sacrificados, e que se tatue na rocha pedido de perdao!!

  • A festa realizada nos dias 15 e 16 de julho, no Povoado do Morro do Fogo, é uma das mais interessante da região. Pois além da festa, possamos ver e admirar o que a Natureza Divina projetou naquela região.
    Vá lá e confira!