out
29
2019

Gruta da Mangabeira Em Ituaçu – Chapada Diamantina em Vídeo

Assista ao Vídeo:

Andar pela Gruta da Mangabeira é algo impressionante. Um lugar enorme, lindo, cheira religiosidade. A gruta possui cerca de três quilômetros e duzentos de extensão. Por este corredor de tuneis subterrâneo brotam por todos os lados belezas raras, formadas no decorrer dos séculos, são as estalactites e estalagmite.

Tombada desde 1962 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Gruta da Mangabeira ou religiosamente conhecida como “Gruta do Sagrado Coração de Jesus”.

A história conta que, uma vez, um cavaleiro montado caiu num grande buraco no teto da caverna. Vendo que a morte o esperava, o cavaleiro gritou: “Sagrado Coração de Jesus, valei-me”. Salvou-se milagrosamente. A gruta foi descoberta a partir deste fato.

A festa dos romeiros começa no dia 25 de agosto e vai até o dia 03 de setembro, ponto máximo, dia da procissão que sai da sede da cidade indo até as dependências da gruta, cerca de três quilômetros e meio de caminhada. Às 10h00, é realizada a missa solene, a missa festiva.

Ituaçu fica a 524 km da capital e aproximadamente a 300 quilômetros do Santuário de Bom Jesus da Lapa, outro ponto turístico católico tradicional, também um dos lugares mais visitados na região e no Brasil.

Quem vem à Gruta da Mangabeira em Ituaçu nunca se esquecerá. Verá nesta obra da natureza a mão de Deus. Uma maravilha. Quem não a conhece, vá a Ituaçu se deliciar com este encantador lugar. Eu fui e não me arrependi, desejo retornar mais vezes, desejo percorrer a parte maior, essa só com a presença de um guia. A Chapada Diamantina é um paraíso cheio de belezas raras. A Gruta da Mangabeira é uma delas.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site