dez
20
2013

Jaca (Artocarpus heterophyllus)

Uma coisa maravilhosa de se observar é uma jaqueira carregada de frutos. Encontramos a que ilustra esta página na comunidade de Sítio da Cruz em Paramirim, na ocasião as jacas ainda estavam verdes.

Iremos relatar um conto muito dito pelo povo da nossa região.

Um rapaz estava muito intrigado com certas coisas da natureza. Por que a melancia dá na rama enquanto o pequeno umbu precisa de uma enorme árvore para produzir? Deveria ser o contrário, o umbu produzisse na rama e a melancia na grande árvore. O rapaz saia a dizer que a Natureza não era sábia. Estava ele debaixo de um umbuzeiro a comentar a duvida a um amigo, naquele momento um garoto sacudiu uma galha e um umbu caiu sobre a cabeça do queixoso. O outro disse: “Deus sabe o que faz. Se fosse uma melancia você estaria morto agora”. O jovem balançou a cabeça concordando.

Temos aqui a jaca, grande como uma melancia, porém ao contrario desta ela dá nas galhas e no caule da árvore. Se um fruto desses cair na cabeça de alguém, de duas uma, ou mata, ou deixa com uma tremenda dor de cabeça.

O texto que segue abaixo foi retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Artocarpus_heterophyllus

O nome científico Artocarpus heterophyllus deriva dos vocábulos gregos artos (“pão”), karpos (“fruto”), heteron (“distinto”) e phyllus (“folha”), significando, portanto, “fruta-pão de folhas diferentes”. O nome é uma referência às folhas da jaqueira, que são distintas (sem lobos) em relação às da planta da fruta-pão, apesar de ambas as plantas pertencerem ao mesmo gênero: Artocarpus.

Já “jaca” origina-se do termo malaialo para a fruta: chakha.

Árvore perenifólia, lactescente, de cerca de vinte metros de altura, provida de copa mais ou menos piramidal e densa, com tronco robusto, de 30 a 60 centímetros de diâmetro, revestido por casca espessa. Folhas simples, alternas, inteiras (lobadas apenas nos indivíduos jovens), afixadas aos ramos através de um curto pecíolo de cerca de um centímetro de comprimento.

Planta cauliflora e monóica, ou seja, as flores masculinas e femininas estão separadas em diferentes inflorescências na mesma planta. As flores masculinas estão agrupadas em espigas claviformes e as femininas em espigas compactas.

O fruto é um sincarpo de forma ovalada originada do desenvolvimento da inflorescência feminina. Estes nascem diretamente do tronco e dos galhos mais grossos e chegam a pesar até dez quilogramas e medir até quarenta centímetros de comprimento. A literatura cita pesos (acima de 30 quilogramas) e tamanhos muito maiores, contudo nunca encontramos no país frutos maiores que isso.

A parte comestível da jaca são os frutículos encontrados no interior dos grandes sincarpos, em grande número, ultrapassando a centena. Estes nada mais são do que o desenvolvimento dos ovários das flores, constituindo os “bagos”, de cor amarelada, envoltos por uma camada grudenta, sabor doce e cheiro forte e característico, reconhecível a longa distância. Os bagos podem ser de consistência um pouco endurecida ou totalmente mole, daí a distinção de duas variedades muito conhecidas e denominadas popularmente de “jaca-mole” e “jaca-dura”.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site