ago
18
2012

João Queridão, Cristo e o Beco do Quartel

Antiga Delegacia de Paramirim, Hoje Prefeitura

Caro amigo, é impressionante como certas lembranças permanecem fresquinhas em nossa mente. Parece que foi ontem que os meninos se reuniam para ir ao rio tomar banho e pescar, na descida rumo ao rio passava pelo Beco do Quartel, dava de cara com o carcereiro João Queridão e o seu fiel escudeiro Cristo (apelidado pela rapaziada por Barrão). De vez em quando um moleque vacilava e Barrão não perdia a oportunidade, imediatamente dava-lhe um beliscão de arrancar o coro. O moleque saía aos pinotes, retorcendo, gemendo e com as costelas ardendo, era aquela algazarra.

Por: Raimundo Sucupira

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



5 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • Parabéns Sucupira por resgatar as coisas boas que havia em Paramirim.
    Lembro-me bem que eu levava marmita ao rio da rua, p/a lavadeira(Béba) de minha mãe, e
    passava por esse beco do quartel morrendo de medo, pois na cadeia havia um prisioneiro chamado “Djalma” (matou uma pessoa). Bons tempos !

  • É muito bom saber que pessoas como Sucupira tem memória e resgata não só lembranças de pessoas que possuiam bens como os antigos coronéis de Paramirim , mas pessoas simples como o meu avó João Queridão , Cristo e tantos outros .
    Meu avô por exemplo foi um dos pioneiros na confecção odos tão famosos bonecos ( Querida e Querido) junto ao também cidadão Sr Ziquinha e poucos selembram disso ou dão mérito a apenas um. Na rua do funil onde era sua residência, várias vezes presenciei a criação dessas criaturas que povoavam e ao mesmo tempo assustavam o meu imaginário de criança. O boi bumbá, o zabumba e várias outras festas populares que até hoje encantam nossa Paramirim também deveriam ser lembradas também citando o nome do velho João Queridão que por sinal ganhou este apelido graças a confecção desses bonecos gigantes.

  • Me parece que no prédio funcionava a prefeitura, a câmara de vereadores, audiência da justiça, delegacia e cadeia.
    Hoje só funciona a prefeitura? e o prédio foi recuperado quando Sucupira?

  • realmente…………………….Dijalma…era filho de João pessoa…correto?o cara era valente…

  • Djalma…filho de Zé Pessoa….era valente mesmo…se escrevia e nao lia o pau comia…