fev
4
2015

Lira Nossa Senhora da Graça de Canabravinha

lira-nossa-senhora-da-graca

Participamos das Entradas de Festa nos festejos em louvor a Nossa Senhora da Graça em Canabravinha nos dias 01 e 02 de fevereiro no corrente ano. Um evento que ainda preserva os traços de sua cultura. Um deles é a Lira Nossa Senhora da Graça. A Filarmônica que encanta enquanto canta. Algumas pessoas em bate papo de ruas diziam que a Lira não iria se apresentar, pois a mesma havia se dissolvido. Ainda bem que esta atrocidade cultural não se confirmou. O grupo foi peça central do evento, mostrando assim a sua importância para a comunidade e para o município em si. Certo é que o número de integrantes diminuiu. Em conversa com moradores de Canabravinha ficamos sabendo que há divergência entre os músicos.

Gostaríamos de salientar que quando se trabalha em equipe sempre existem conflitos de ideias, mas que jamais podem interferir no bem comum. A Lira que pendura por várias décadas precisa resistir e se impor diante a nova realidade. Procurar alternativas, inovar, voltar a crescer, ganhar visibilidade. Para isso necessita que os seus membros cultivem esse sonho. Temos vários jovens que poderiam aprender a tocar algum instrumento. Conhecemos as dificuldades que a área ligada à cultura passa em nosso município ao longo dos anos. Não podemos esperar pelo poder público, precisamos arregaçar as mangas e buscar a realização de um objetivo.

A Lira Nossa Senhora da Graça perdeu espaço nos eventos culturais da Sede do município, não conhecemos os reais motivos. Com isso perde-se a Lira, perde-se a nossa cultura, perde-se o povo. Colocar-se na defensiva, deixar de participar, esse caminho escolhido é o primeiro passo para o fim. O artista carece dos aplausos do público. Que a Lira volte a participar mais dos nossos eventos. O que falta em nossa Paramirim é valorizar quem realmente merece. A Lira é patrimônio do nosso município, merece todo carinho e respeito.

Parabenizamos a Lira Nossa Senhora da Graça pela participação e pelo brilhantismo nos festejos em Canabravinha no ano de 2015.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



9 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • A Lira de canabravinha, também conhecida como ( A Furiosa de Canabravinha) na época dos velhos e bons carnavais realizados no cinema de Nelsão. A preservação desta tão amada filarmônica ou Lira, tem que ser preservada, pois faz parte da nossa história e povo sem história é um povo sem futuro por não conhecer o seu passado. A filarmônica de canabravinha sempre esteve presente em todos os bons momentos festeiros da nossa região, tanto nas festas religiosas como nas profanas ( carnavais), bloco da borra, jogos do jarrinha, sete de setembro e até mesmo nos ultimos momentos da vida de algumas pessoas importantes da nossa cidade, quando acompanhava os seus ultimos instantes até o cemitério.Deixar a lira de Canabravinha desaparecer é desaparecer com a história de homens como Augusto Brasil, Sr. João e tantos outros filhos da nossa amada Canabravinha, que lutaram para a preservação deste monumento histórico e educacional. É de obrigação das Secretarias de Educação, Esporte e Cultura conduzirem de forma competente a preservação desta patrimônio.A lira de canabravinha deve fazer parte da relação das bandas contratadas nas festas da nossa cidade, como Santo Antônio, carnaval, desfile de sete de setembro, inauguração de predios públicos e outros. preservar é acolher.

  • Os diretores da lira deve abrir espaço para jovens de outras comunidades do município e não só
    da região de Canabravinha,pois há muitos jovens que gostariam de aprender tocar e participar da filarmônica.

  • Parabens Gilmar! Este seu depoimento deveria chegar ao conhecimento da Secretaria Municipal de Cultura de Paramirim.

    • Respondendo a Ilustre Filha dessa Terra,a Secretaria de Cultura de Paramirim através desse Humilde Cidadão que vem lutando para que a Lira não venha a cair no Esquecimento,porem esbarramos na Própria Divisão da mesma,quem deve dar Explicação sobre o que esta acontecendo é os Membros da Lira.Eles que sabem o que esta acontecendo,o que nos cabe esta sendo feito,se não deu o Resultado esperado é uma pena,pois quando se trata de lidar com Gente a Historia muda de figura,ou seja,fica Milindroso,tem muita coisa que as pessoas não sabem,por tanto quem deve falar sobre isso é os Membros da Lira….

      Raimundo Sucupira

  • Com todo carinho e amizade que tenho com Raimundo Sucupira, respeito a sua informação e até mesmo o seu interesse em colaborar com a nossa Lira, mas, não basta querer entender o que se passa no convívio dos membros da Lira de canabravinha, visto que, toda sociedade tem seus problemas, o que seria da sociedade sem problemas?. O que não entendemos é a passividade da secretaria de educação e cultura, pois, a Lira é um patrimônio que se tornou público pela sua importância na nossa cultura. Então, assim sendo, é de obrigação do poder público não só entender, como encontrar forma de dirimir qualquer entrave para a sua solução. Esperamos que o nosso amigo Sucupira e outros possam criar forma de debelar às barreira existentes. Como seria para um pai se ele não fosse capaz de resolver os problemas que nascem no ambiente familiar, seria o fim da família e a lira é composta de homens, pais e filhos e assim deve ser vistos em nome de uma solução. Que viva a lira de canabravinha a nossa amada furiosa. Problemas são para serem resolvidos.Acredito no empenho do meu querido AMIGO Raimundo Sucupirar.

  • FIQUEM TRANQUILOS A BANDA NÃO VAI ACABAR

  • Por ser um patrimônio cultural importantíssimo do município sem dúvidas, eu entendo que a secretaria da cultura do municipio deveria dá uma atenção especial, promovendo auxiliando a gestão e por que não recursos. É assim, as coisas evoluem, mas nada anda sem recursos, atualização nem gestão quando se trata de grupo. A música é uma arte, que precisa ser motivada e atualizada.

  • O auge da bamda foi quando o meu avô Manoel Messias foi o seu Maestro, sua capacidade intelectual de música e sabedoria em unir o grupo fez com a banda crescesse em quantidade de músicos e qualidade, tendo a participação de vários jovens e mulheres. Com o seu afastamento por conta da sua condição de saúde e conseqüentemente seu falecimento, a banda começou a se dispersar. Neste período mencionado, o meu saudoso pai, Sr. Antonio de Souza e Silva era um dos músicos que muito contribuiu com este período da banda, juntamente com o MAESTRO Manoel Messias tinha muita sabedoria na harmonia do grupo.
    Entendo que há outras pessoas que possam também ter a capacidade de manter a banda na ativa. Rezemos e pedimos a Intercessão de Nossa Senhora das Graças para que isso aconteça.

  • Saudades e mais saudades ñ adinta mto a reclamar eu filha d EDWARDS SANTOS BRASIL conhecido como DOTOR DE AUGUSTO BRASIL ou DOTORZAO DE CANABRAVINHA tem q ter mto é paciência e esperar no q vai dá e rezar p q permaneça a nossa BANDA DE CANABRAVINHA mtos se foram mas ainda tem mtos jovens q acredito neles depende d cda um e d boa vontade … EUDETE MARTIN BOAROLLI filha d DOTOR com mto orgulho neta d AUGUSTO BRASIL e mais orgulho ainda ser filha d CANABRAVINHA