22
2016
Poção em Érico Cardoso roga por socorro
Poço termal no município de Érico Cardoso
Quem lhe viu quem lhe ver. Antigamente um ponto turístico, local onde a juventude se encontrava para tomar banho, pegar um sol, fazer um piquenique. O tempo passa e tudo muda. Triste sina. Mudou-se para pior. Por onde anda a beleza perdida do majestoso Poção em Água Quente? Suas águas termais hoje contaminadas por lodo e mato. Um local que poderia atrair visitantes, está gerando renda, mas que no momento agoniza esperando por socorro. A tristeza toma o coração ao ver nosso Poção sofrendo por descaso e indiferença. No passado não tão distante, na sexta-feira da paixão, quando o pessoal descia da peregrinação à serra do cruzeiro, muitos já desciam correndo e saltavam nas águas límpidas para se refrescar. Hoje, nem foto as pessoas querem tirar mais dele, pois deixaram a beleza morrer, ou, simplesmente, fazem vista grossa. Formulamos este apelo às autoridades, às pessoas que, realmente, amam Água Quente: “Voltemos a cuidar do nosso Poção e do nosso Rio Paramirim, pois o que se ver é só desgraça, sujeira e abandono”. A glória do nosso povo descansa sob a terra deste benfazejo torrão. Precisamos voltar a sonhar, a ditar os nossos passos como filhos fidedignos do município que nos acolhera. O que fazemos com o meio ambiente é obra indigna de filhos depravados e orgulhosos. Que comecemos a nos reerguer recuperando e dando vida ao Poção. Um passo dado na direção certa já vale a metade do caminho a ser trafegado.
Quando fui pela primeira vez à cidade de Érico Cardoso ( Água Quente ), tomei banho nesse lugar, muito bonito o Poção. É lamentável que esteja assim.
Parabenizo-lhe Bill, pela brilhante e oportuna matéria veiculada neste prestimoso site. Não somente o poço termal que nomina a cidade está abandonado. O município tem 23 nascentes de água, que nutrem os rios que nascem no nosso município que são: Rio Paramirim; Rio do Morro-do-Fogo e Rio da Barra. Vale escandir que no curso desses Rios existem corredeiras, cachoeiras e poços naturais que proporcionam um lazer magnífico para os finais de semana e também para aqueles que gostam de se deparar com a natureza. Água Quente além de ser o Portal da Chapada Diamantina possui belezas raras para o turismo.
Recebi várias sugestões pelo facebook para me pronunciar sobre essa matéria. É realmente lamentável o desprezo ao nosso poço termal, caudaloso tributário da Barragem do Zabumbão. Para quem não sabe, o poço está situado na Fazenda Poço de propriedade de Dr. Medrado. Como é de sabença geral que as águas e os pontos turísticos são bens da união e administráveis pelo poder público municipal. Nesse caso, o proprietário nunca fez óbice quanto ao seu uso. Inclusive por diversas vezes solicitou do atual prefeito que fizesse alí um balneário, para o desfrute do nosso povo, bem como para atrair o turismo para o município. Nada sequer fora promovido pelo alcaide.Descaso mesmo por parte do poder municipal.
Vale relatar que quando Dr. Medrado foi prefeito tentou diversas vezes junto ao Governo Estadual verbas para a construção do balneário, como o Governador na época era Waldir Pires, e o prefeito era carlista, o governador não atendeu o pleito solicitado.
Mas, como bem disse o poeta Gilberto Gil: “Um novo tempo sempre se inaugura a cada instante do nosso viver…” aguardemos a vitória incontestável de Robério e Medrado, para a condução de novos e imprescindíveis rumos para a nossa querida terra.
“O ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes (PDT) declarou na sexta-feira, dia 22/4, que o presidente da Câmara, o deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), não chegou ao cargo “por acaso”. “Ele comprou 250 deputados”, afirmou Ciro, no evento Brazil Conference, promovido pela Universidade Harvard e pelo Massachussetts Institute of Technology (MIT).”
E aí? Qual o desdobramento?
Como já manifestei neste importante veículo de comunicação a importância da preservação das áreas turísticas da nossa região. Mais uma vez, o que falta e homem ” politico” de coragem, alguém que reconhece no turismo uma forma de alavancar a economia da nossa região. Deus nos deu a natureza bela, os políticos não sabem reconhecer. O poção de Água Quente, o Zabumbão, acude de Ana Rita e tantos outros locais são a prova mais evidente do descompromisso das administrações com o patrimônio turístico da região. Estão jogando dinheiro rio abaixo em uma região tão carente economicamente.