out
16
2012

Por onde anda este Jogador: João Alberto Tanajura

João Alberto Tanajura, filho de Tobias Tanajura e Aída Cardoso Tanajura, nascido em Paramirim. É pai de quatro filhos, inclusive é pai de Flávio, (Zagueiro que atuou pelo Vitória, Sport, América Mineiro, Paysandu e por último jogou no Flamengo/RJ).

Tanajura foi convidado por Dilermando para jogar em Ipiaú, posteriormente transferido para o Flamengo (Jequié) e em seguida atuou pela Seleção de Jequié disputando o Campeonato Baiano em 1970, sagrando-se vice-campeão e artilheiro com 22 gols.  Jogou também no Bahia por um período de um ano. Teve carreira curta, pois operou dos meniscos e não teve êxito.

Fato Pitoresco: Em Paramirim, treinando no campo da “Lixa” (ao lado do Colégio Paramirim), ele naquela época fez uma lambreta em cima de Osman (nosso  irmão), Zagueirão duro, do tipo de “Gentil” (atleta de Água Quente), de tão emocionado com a beleza do lance acabei batendo palmas. Eu estava iniciando minha carreira esportiva e não era moleza, dava minhas cacetadas também, além de, modéstia à parte, conhecia um pouco de futebol. Então, Osman no momento não disse sequer uma palavra, em seguida terminou o treino e fomos embora pela “Rua de Trás”, onde se encontra o prédio dos Correios. Ao chegar defronte ao portão dos fundos de minha casa, recebi um tapa nas costas (de Osman) e de ponto ele me disse: “Seu molequinho não faça mais aquela palhaçada batendo palmas.” Levei aquele susto e me piquei portão adentro. Até hoje me lembro com saudades desse episódio. A partir daquele instante passei a ter mais cuidado com brincadeiras perto de Osman. Eheheheh!

O visitante do nosso Site, o senhor Antônio Luiz Tanajura colabora com o Site ao nos enviar para publicar o texto acima juntamente com as imagens.

O Estádio de Paramirim chama-se João Alberto Tanajura, homenagem ao ilustre filho.

Se você conheceu, ou jogou contra ou ao lado de João Alberto Tanajura, deixe aqui o seu comentário. Se tiver alguma história e queira deixar registrada, o momento é agora, o lugar é aqui.

Dilermando e João Tanajura

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



2 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • Olá, Tanajura,
    Lembra-te dos bons tempos da séde do Independente de Ipiaú? formamos uma grande equipe com grandes jogadores. Convivemos na séde desse clube por um bom período e que depois voce foi atuar em um time da cidade de Jequié.juntamente com Dilermando, Maica e outros. Quando me lembro daquela convivencia tenho saudades.Qualquer dia ainda nos veremos. Um forte abraço de Daniel, A benção “irmão” como dizia Dilermando(se você o vie, dê um forte abraço nele.
    Daniel de Ipiaú(Independente Esporte e Cultura.

  • Conheci tanajura na minha infância lembro de 2 do seus filhos o segundinho que tinha o mesmo nome do pai e o Flávio inclusive jogávamos bola lá edifício serra do Garc
    ia ele morava no 1°andar.
    Eu tinha uns 10 anos segundinho a mesma idade e Flavinho uns 7
    Foram tempos bons!!!!!