set
23
2014

Projeto Bosque de Algaroba

As florestas sempre estiveram associadas ao desenvolvimento e evolução da humanidade. O homem primitivo, nos primeiros contatos com a natureza, buscava nas matas refúgio e alimentação, fatores imprescindíveis à sua sobrevivência. Nesta época, a oferta de recursos era abundante e parecia inesgotável.

No entanto, à medida que a humanidade foi evoluindo, a floresta, de certa forma, passou a representar um obstáculo a seu desenvolvimento, pois ocupava terras que poderiam ser utilizadas para a ampliação das áreas agricultáveis, o desenvolvimento dos centros urbanos e a implantação de novas indústrias. Por outro lado, com o crescimento da população em escala geométrica, aumentava cada vez mais a necessidade por produtos, bens e serviços de origem florestal a fim de atender às suas necessidades.

Esta situação levou algumas sociedades a utilizar as matas de forma desorganizada e irracional, promovendo o uso de seus recursos e destruindo áreas que representavam importantes reservas naturais de grande importância para a manutenção da diversidade biológica e produção contínua destes recursos, além de significarem fatores de equilíbrio das condições ambientais do planeta.

Neste sentido, técnicas de manejo das matas têm sido amplamente desenvolvidas e empregadas no sentido de utilizar os recursos florestais, adotando medidas que evitem a degradação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, promovam a continuidade do crescimento e da produção destes recursos, de forma a atender às necessidades das gerações presentes e futuras.

Trabalho realizado pelo senhor ROBÉRIO MÁRCIO MARTINS NEVES.

Aperte aqui para ver todo o Projeto Bosque de Algaroba em PDF.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site