ago
17
2014

SERVIDORES PÚBLICOS – OS HERÓIS DA JUSTIÇA

Os Servidores Públicos da Bahia têm se desdobrado para dar conta da grande demanda nos Fóruns das comarcas do Estado. É realmente pequena a quantidade de Juízes, de Promotores, principalmente de Servidores na Capital e no interior.

A Comarca de Paramirim, da mesma sorte, enfrenta problemas, principalmente com a ausência de Servidores nos distritos e na Sede. Ainda assim, é privilegiada, pois com tantos problemas, seus servidores atendem as pessoas com boa vontade, às vezes servindo até de conselheiros. Os Cartórios extrajudiciais, mesmo com poucos serventuários, conseguem dar conta da grande demanda que possui. O Tabelionato de Notas, por exemplo, muitas vezes supre alguns serviços dos distritos que não funcionam todos os dias por ausência de Servidor.

Os Cartórios Judiciais funcionam com maior dificuldade, pois possuem mais de 5.000 (cinco mil) Processos, mas também atende todas as partes e Advogados que os procuram, servindo-os da melhor maneira possível. Contando ainda, com a boa vontade e competência do Nobre Juiz Substituto que realiza várias audiências e profere vários julgamentos de mérito por mês, conforme relatório mensal encaminhado à Corregedoria da Comarca do Interior.

Ademais, no Ministério Público, temos brilhante Servidor (já naturalizado paramiriense) também disposto a ajudar a população, que em casos urgentes, se sensibiliza com a situação das partes e encaminha processos para a Promotora proferir os pareceres, Servidora esta que quando esteve aqui abriu mão do almoço, juntamente com Dr. João Lemos, para dar conta das audiências marcadas. Também com sobrecarga de serviço, já que responde por outra Comarca. Aliás, a falta de Promotores também é enorme, alguns profissionais chegam a responder por várias Comarcas.

Também se orgulha do cartório Eleitoral, pois possui servidores competentes que na época das transferências de títulos atende até a noite, para dar conta da demanda, e com filas quilométricas não deixa ninguém sem atendimento.

Por aqui passaram pessoas brilhantes que deixaram seu excelente trabalho, como por exemplo: na Magistratura Dra. Carmem e D. Pablo, na Promotoria, Dr. Ailton e Dra. Luciana, dentre vários outros. Já na serventia, tivemos dona Carmelita, seu Antônio Cândido e dona Margarida, que jamais chegaremos aos seus pés na competência, dignidade e respeito.

Também não nos esqueçamos de nossos ilustres e persistentes Advogados, indispensáveis à administração da justiça, que com a ideologia dos tempos de faculdade, defendem com fervor o direito de seus clientes.

Com relação à estrutura física do Fórum, não há motivo de preocupação, já que a Excelentíssima Sra. Dra. Renata com muito esforço, conseguiu a construção do muro, instalação de alarme e a tão esperada reforma, que jamais ficará perfeita, porque perfeito seria se não existisse Fórum, se os conflitos fossem resolvidos internamente, sem intermediários e que todos vivessem em harmonia, união e amor.

Enfim, por que não orgulhar de nossa Comarca, sede na cidade de Paramirim, terra de gente alegre e hospitaleira, que com a sua privilegiada paisagem e pontos turísticos recebe seus visitantes de braços abertos.

Por: Belª Maiza Ribeiro de Azevedo (Serventuária da Justiça).

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



3 Comentários Padrão+ Adicionar Comentário

  • Com a palavra o advogado denunciante para a sua tréplica!

  • “O pão ensopado na adulação, que engorda o servil, envenena o digno. Enquanto os lacaios sobem, por entre as malhas do favoritismo, os austeros ascendem pela escadaria das suas virtudes, ou então, por nenhuma” (José Ingenieros, citação de Antônio Gilvandro Martins Neves – Advogado)

  • O sábio português Padre Antônio Vieira dizia que há três tipos de resposta:
    1ª – A que se deve dar;
    2ª – A que não se deve dar;
    3ª – A que não se deu, por ser INSIGNIFICANTE, por isso, não existe.
    (Antônio Gilvandro Martins Neves – Advogado Paramirim-Bahia)