set
29
2013

Uma das maiores enchentes ocorridas em Érico Cardoso

No mês de fevereiro de 1980 houve um dia, dia oito, que toda a região do Vale do Paramirim, em especial ao município de Érico Cardoso, foi tomada por uma chuva torrencial. A chuva que havia começado na noite do dia anterior entrou pela madrugado e seguiu no decorrer do dia. Teria sido um dilúvio? Foi tanta água que o Rio Paramirim transbordou, alagou plantações, arrastou gado rio abaixo, passou por sobre a ponte, chegando à porta da residência do senhor Sinésio na Manguinha. Os rios e riachos que desaguam no Paramirim todos transbordaram, por todos os lados só se via água, o sertanejo acostumado com a seca se sentiu apavorado com o aguaceiro. O nível do Rio começou a baixar somente às 18h00 do mesmo dia. Naquele tempo ainda não existia a Barragem Zabumbão. Se fosse hoje será o quanto de água ela pegaria? Aquela água toda daria para suprir a Barragem por mais de um ano.

A fotografia foi passada ao nosso Site pelo senhor Milton de Sinésio, por intermédio de Antônio de Nondas. Agradecemos aos dois por colaborar e ajudar a contar uma pouco mais a grandiosa História da nossa Região.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site



1 Comentário Padrão+ Adicionar Comentário

  • Interessante. Sempre vi falar sobre essa cheia. Vendo a foto me veio em mente algo curioso. Onde o fotografo estava posicionado para tirar essa foto?