Canabravinha 2011


Canabravinha Uma das mais tradicionais comemorações do Município de Paramirim se encontra na Comunidade de Canabravinha, comemoração esta que se realiza todos os anos nos dias um, dois e três de fevereiro. O primeiro dia é em homenagem a Nossa Senhora das Graças, o segundo, a São Sebastião, no terceiro acontece a Missa e logo após dar-se início a procissão. Uma festa que pendura por muitos anos, fato fartamente demonstrado na entrevista com o nobre senhor João Rodrigues Dias Filho, e que no decorrer dos anos vem se modificando para se adequar a nova conjuntura social.

Os festejos começaram na tarde do dia primeiro de fevereiro com a tradicional e cultural entrada de festa. Este movimento, um dos mais puros que nos restou, tradição que conseguiu vencer tudo, nos faz pensar sobre a importância de se preservar tal ato. Os caretas, ou os mascarados e o bumba-meu-boi, saem pelas ruas, com o barulho de um pequeno reisado ora com as melodias da Lira de Nossa Senhora das Graças, a fazer algazarra entre os romeiros. O ilustre Neco nos conta na entrevista qual a importância dos caretas e o porquê deles nos festejos em Canabravinha. Na ocasião teve também uma apresentação, uma encenação bíblica. Terminada a entrada de festa começou a Missa, essa proferida pelo Bispo Dom Armando Bucciol. Após a Missa, defronte a Igreja, os romeiros puderam arrematar os muitos produtos: cancelas, rodas de caminhão, melancias, rapaduras, como eram intitulados pelo cantador. Canabravinha naquela noite ganhava duas obras, algumas ruas tinham recebido pavimentação e foi criada uma praça. O Prefeito juntamente com os secretários e os Vereadores fizeram o ato inaugural. Restava para fechar a grande noite com chave de ouro a festa dançante, duas atrações: Sandro Matos e a Banda Os Magnatas.

Na manhã seguinte, às dez horas especificamente, teve a Missa e em seguida a Procissão. O movimento foi muito intenso na comunidade durante todo o dia, o sol mostrava o seu poder, um calor digno de um verdadeiro pedaço de sertão. O data era de São Sebastião, no final da tarde a entrada de festa, os caretas voltaram a cena. A missa foi realizada pelo Monsenhor Pedro (Padre Pedro), em seguida veio o leilão. A festa foi animada pela Banda Temporal.

Na manhã do terceiro dia aconteceu a missa e para finalizar os festejos a Procissão.

Os festeiros: Nina, Binhela, Brandina Celes e Antônio de Arlindo foram os encarregados de sustentarem as bandeira no ano de 2011. Nina nos deu a graça de uma entrevista.

Por: Luiz Carlos Marques Cardoso (Bill)















Álbum 1 / Aperte para ver as fotos em tamanho maior.

Álbum 2 / Aperte para ver as fotos em tamanho maior.









                                                                                                     Página Inicial