ago
23
2012

Pássaro "Sanhaçu-cinzento"

Sanhaçu-cinzento (Foto: Luiz Carlos Bill)

Nome Popular

Sanhaçu-cinzento

Outros nomes populares

Sanhaço-cinzento

Nome Científico
Tangara sayaca

Nome em Inglês
Sayaca Tanager

Família

Thraupidae

Tamanho

17,5 cm

Descrição

Cinzento ligeiramente azulado com as partes inferiores um pouco mais claras; dragona, bordas das rêmiges e retrizes azuis esverdeadas pouco destacadas. Pode ser confundido com o sanhaçu-de-encontro-azul, porém o último é muito mais azulado, especialmente no encontro da asa e também possui o bico maior.

Dimorfismo juvenil

Os imaturos são esverdeados.

Habitat

Vive nas árvores em qualquer lugar, tanto em campos ou áreas de cultivo. Quando um macho apronta-se para agredir outro, seu canto torna-se rouco e monótono. Anda quase sempre em casais ou pequenos bandos.

Alimentação

Frutos, folhas, brotos, flores de eucalipatos e insetos, entre estes os alados de cupim (“aleluias” ou “sirirís”) capturados em vôo. Vive normalmente na copa das árvores em busca dos frutos maduros, mas é intrépido o suficiente para apanhar também os caídos: preferindo até os que já estejam infestados de larvas; desfrutando-os com outras aves, como saíra-amarela e o sabiá-da-praia.

Nidificação

O ninho, construído pelo casal é compacto, feito de pequenas raízes, musgos e pecíolos foliares, com um diâmetro externo de cerca de 11 cm. Fica escondido na vegetação densa, numa forquilha de árvore, em alturas variáveis. A fêmea põe de 2 a 3 ovos e é responsável pela incubação que dura de 12 a 14 dias. O casal alimenta os filhotes, que deixam o ninho após 20 dias de idade.

Curiosidade

É sem dúvida o sanhaçu mais comum em nosso país. Tem um canto longo, entrecortado pelo som de notas altas e baixas. Também é visto junto com outra espécie de sua família, como o sanhaçu-do-coqueiro, cujo canto é bem parecido. É conhecido também como sanhaçu-do-mamoeiro.

Referências

SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997. 863p.

Espécie disponível em: http://www.wikiaves.com.br. Acesso em 12 de abril de 2010.

Fonte: http://www.coave.org.br/biblioteca-de-aves-detalhes.php?id=222 Acesso em 22 de agosto de 2012.

Sanhaçu-cinzento (Foto: Luiz Carlos Bill)

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Fechado para comentários.