dez
4
2017

Aos alunos concluintes de 2017 do Colégio Estadual de Paramirim

terceiro-ano-paramirim

Aos alunos concluintes de 2017 do Colégio Estadual de Paramirim, meus parabéns!!! Pelos portfólios lindos que apresentaram e pela jornada vencida com sucesso!!!

Durante os últimos dias, já pensando em escrever este texto para vocês, eu andava a procura de ideias de como melhor expressar minha mensagem neste momento e, por obra do acaso, numa dessas idas e vindas da minha vida de professora e de estudante, peguei pra ler um texto retirado do livro O Livro dos Abraços de Eduardo Galeano, um escritor uruguaio, e dizia que:

Um homem da aldeia de Neguá, no litoral da Colômbia, conseguiu subir aos céus.

Quando voltou, contou. Disse que tinha contemplado, lá do alto, a vida humana. E disse que somos um mar de fogueirinhas.

– O mundo é isso – revelou. – Um montão de gente, um mar de fogueirinhas.

Cada pessoa brilha com luz própria entre todas as outras. Não existem duas fogueiras iguais. Existem fogueiras grandes e fogueiras pequenas e fogueiras de todas as cores. Existe gente de fogo sereno, que nem percebe o vento, e gente de fogo louco, que enche o ar de chispas. Alguns fogos, fogos bobos, não alumiam nem queimam; mas outros incendeiam a vida com tamanha vontade que é impossível olhar para eles sem pestanejar, e quem chegar perto pega fogo.

Eu me apaixonei logo de cara porque este texto condensou em poucas linhas o meu amontoado de ideias, e dissipou a confusão de sentimentos e a angústia de não saber expressar o que eu sinto ou o que penso neste momento. Também achei poético e ao mesmo tempo bem concreto o jeito de explicar nossas diferenças e a nossa forma de ser único no mundo. E eu cá no meu ponto de vista de professora, fiquei pensando que tipo de fogueira cada um de vocês é.

Alguns são fogueiras mais brandas que aquecem o frio e nos deixa bem à vontade. É onde eu me sento e bato um bom papo e passo longas horas. Outros são brasa pura e eu fico mais de longe, com medo de me queimar…. rsrsrs… Há também algumas fogueiras mais apagadas que temos que ir lá e assopra-las pra incendiá-las novamente! E assim eu os vejo, nas suas diferenças e unicidade, e o mais importante é que cada um tem o seu brilho e o seu jeito próprio, e nos respeitamos por isso.

Hoje, dia 04/12/17 se torna um dia especial para mim porque marca um importante momento na minha vida profissional: ver serem entregues para a sociedade essas pessoas que eu tive a honra e o prazer de ajudar a formar. Foram alguns anos de comprometimento, respeito e solidariedade que sustentaram nossa relação de professor e alunos que permitiu que pudéssemos consolidar alguns conhecimentos no árido terreno de ensinar e de aprender a língua inglesa.

Gostaria de dizer a vocês que hoje lhes tenho enorme carinho… – Por quê?! A resposta é simples: há coisas na vida que não se pode fazer junto sem que a gente acabe gostando um do outro, e ser professor e aluno é uma dessas coisas. Aprendi a gostar, a ter respeito, admiração, carinho, amor e cuidado com cada um de vocês. E neste momento, sendo uma despedida de nossas aulas de inglês, quero desejar todo o sucesso do mundo e pedir-lhes que sejam brilhantes em cada propósito de suas vidas, que coloquem em todas as suas ações todo o seu brilho! E que sejam muito, muito, muito felizes!!!

Com muito amor e carinho, de sua Profª. Ednelza.

Fonte: Facebook de Ednelza Nunes.

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site