jul
29
2013

Encontro do CBHSF, Comitê de Bacias Hidrográfica do São Francisco com comitês dos afluentes teve saldo positivo

Claudio, coordenador do médio São Francisco, Presidente do Comitê de Bacias Hidrográfica do São Francisco, Anselmo Barbosa Caires, Presidente comitê dos das bacias Hidrográfica dos rios Paramirim e Santo Onofre e secretario administrativo da Agência peixe Vivo.

O encontro dos comitês das bacias hidrográficas dos afluentes do rio São Francisco, que aconteceu no último dia 17.07, em Belo Horizonte (MG), funcionou como um importante momento de união daqueles que representam os rios que desaguam no Velho Chico, servindo ainda para apresentação de demandas e discussão de propostas com vistas à preservação do São Francisco, seus aquíferos e recursos naturais. Promovido pela primeira vez pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, o evento foi também uma grande oportunidade de troca de experiências, expectativas e particularidades entre os comitês participantes.

Para o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, o encontro foi uma experiência exitosa. Segundo ele, as propostas, sugestões e demandas apresentadas estarão brevemente reunidas num documento, a ser depois encaminhado à Diretoria Colegiada – Direc. “O encontro foi tão importante que ficou decidido a realização de outros eventos similares a cada semestre”, anunciou Miranda. A data e o local do próximo ainda serão definidos pela secretaria do CBHSF, juntamente com a agência AGB Peixe Vivo.

As principais sugestões e propostas apresentadas pelos participantes do encontro foram a revisão do Plano Decenal, para o qual será criado um grupo de acompanhamento formado por representantes de cada bacia hidrográfica dos afluentes; e a elaboração de plano de mídia para acompanhar o dia a dia dos rios em cada região. Os representantes dos comitês também abordaram a preocupação com a manutenção das águas subterrâneas, diante da perfuração de poços de forma indiscriminada.

Durante o encontro também houve explanação de representantes da Agência Nacional de Águas – ANA e da agência AGB Peixe Vivo, gerando debates sobre questões como o Plano Decenal e o Pacto das Águas. Os afluentes do Rio São Francisco estão distribuídos entre os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Para o Presidente do Comitê da bacia Hidrográfica dos Rios Paramirim e Santo Onofre(CBHPASO), o engenheiro Agrônomo Anselmo Barbosa Caires e Secretário de Agricultura Municipal de Paramirim, o encontro foi altamente positivo, pois os Comitês afluentes do São Francisco daqui pra frente será olhado com bons olhos, pois a manutenção através de investimento, como preservação e recuperação das APPs(área de Preservação Permanente), nascentes, limpeza da calha dos rios, conservação de nascentes, como também da politica de saneamento básico,  fará com que os afluentes contribua pela vida do velho chico.

Na fala do Presidente aos presentes, ele expressou a preocupação pelo uso das águas com métodos incompatíveis com a escassez de água nos dias de Hoje, como também a má gestão das reservas hídricas em nossos rios. Em conversa com, Vitor Sucupira (Coordenador da ANA, agência Nacional de águas),e Anivaldo Miranda(Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco), ambos se colocou a disposição em contribuir pelos rios Paramirim e Santo Onofre, prometendo visitar nossa região assim que for possível, com a visita verão de Perto nossos problemas. Ao representante do Governo do estado da Bahia o Dr.Edson Ribeiro também presente, empenho junto ao superintendente de irrigação agilidade em projetar o modelo ideal para substituir a irrigação por inundação de nosso vale do Paramirim.

Fonte: Secretaria de Agricultura de Paramirim.

Silvio, secretário do Comitê das bacias Hidrográfica dos Rios Paramirim e Santo Onofre, Anselmo Caires Presidentedo Comitê das bacias Hidrográfica dos Rios Paramirim e Santo Onofre, Anny Caixeta Presidente da agência de cobrança AGB Peixe Vivo, Anivaldo Miranda Presidente Comitê Bacias Hidrográfica do São Francisco, e representantes de Comitês afluentes.

Vitor Sucupira, Coordenador da ANA (Agência Nacional de águas)

Deixe um comentário usando sua conta do Facebook




Deixe um comentário usando o Formulário do Site